EXTENSÃO EM INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA JUNTO AOS ALUNOS COM ALTERAÇÕES E/OU DEFICIÊNCIA VISUAL
Outras Informações:
Área de conhecimento
MARCIA GUIMARAES OLIVEIRA DE SOUZA

Inscrição até dia: 12/03/2019
Início do curso em: 15/03/2019
Término do curso em: 14/04/2019

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA DF ES GO MA MG PA PB PE PR RJ RO RS SP Mapa do Brasil
O estudo das deficiências visuais. O papel do psicopedagogo na sondagem inicial dos sinais mais comuns de alterações visuais. Noções de Simbologia Braille e os recursos pedagógicos específicos para aprendizagem das pessoas com deficiência visual.

OBJETIVO GERAL: Propiciar reflexões teóricas e práticas que contribuam para a formação de profissionais e o desenvolvimento de competências para atendimento a alunos cegos e com baixa visão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Levantar os conhecimentos prévios em relação ao tema do curso.

• Definir Deficiência Visual e diferenciar cegueira e baixa visão.

• Refletir sobre as dificuldades e conseqüências sociais e psíquicas para uma pessoa com Deficiência Visual.

• Discutir a prática pedagógica na perspectiva inclusiva em caso de alunos com Deficiência Visual.

• Apresentar e discutir sobre os atendimentos especializados a alunos com deficiência visual.

• Planejar atividades que contemplem o desenvolvimento da eficiência visual de pessoas com baixa visão e atividades que envolvam a utilização dos sentidos remanescentes pela pessoa cega.

• Deficiência Visual: conceito, caracterização e possíveis causas.

• Conseqüências psíquicas e sociais da deficiência visual em crianças e adolescentes.

• Reflexões sobre a prática pedagógica na escola regular e o trabalho do AEE - Atendimento Educacional Especializado.

• A educação de pessoas com deficiência visual: adaptações curriculares.

Os conteúdos são desenvolvidos por meio de leituras específicas e complementares, vídeos, participação nos fóruns virtuais de aprendizagem e nas aulas via internet em tempo real.

A orientação de estudos será realizada pelas professoras responsáveis pelo conteúdo, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem "Uniube On-line".

Utilizaremos o ambiente virtual como espaço interativo e colaborativo para a aprendizagem.

Vamos utilizar a ferramenta FÓRUM para trocas de informações, para reflexões, para o balizamento dos pontos de vista. Dessa forma, essa ferramenta será um espaço de construção de aprendizagem e interação com os colegas e professor.

A ferramenta PORTFÓLIO será utilizada, se necessário, como espaço para postagem de atividades, no decorrer do módulo.

Nesta abordagem, o mais importante é a participação dos alunos e suas contribuições ao longo do processo.

Você será avaliado, no decorrer desse Módulo, por meio de avaliação formativa e somativa, no Ambiente Virtual de Aprendizagem "Uniube On-line". Além de sua participação nos FÓRUNS, serão observados o seu desenvolvimento conceitual, procedimental e atitudinal ao longo das interações, no cumprimento das tarefas solicitadas e na qualidade de suas reflexões e interferências.

Ao final da jornada de estudos e reflexões, no Módulo - "Intervenção Psicopedagógica junto aos alunos com alterações e/ou deficiência visual", será aplicada uma avaliação, com dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e você pode estar com todo o material de estudo em mãos.

A pontuação, no módulo, será distribuída da seguinte forma:

- 20 pontos = no desempenho e na participação no ambiente (atuação nas ferramentas de comunicação e interação). Confira como ficará essa pontuação, a seguir.

PORTFÓLIO - 14 PONTOS - Atividade - Assistir o filme "Janela da Alma" e dissertar sobre as questões relacionadas a deficiência visual e as dificuldades psicológicas e sociais.

FÓRUM 1 - 2 PONTOS -  4 pontos para comentário do tema: "Dificuldades psicológicas e sociais das pessoas com DV". Após a leitura dos textos complementares sobre histórias de vida, este fórum será utilizado para discutir sobre as dificuldades psicológicas e sociais que podem acontecer com pessoas cegas e com baixa visão.

FÓRUM 2 - 2 PONTOS - 4 pontos para comentários do tema: "Avaliação funcional da visão no contexto escolar comum". A partir das discussões sobre Avaliação funcional, vamos refletir sobre as possibilidades de realizar uma avaliação no contexto da escola regular (comum).

AULAS VIA INTERNET - EM TEMPO REAL - 01 ponto pela participação na aula 1 e 01 ponto pela participação na aula 2.

- 80 Pontos = na avaliação on-line (questões objetivas).

Total = 100 pontos.

CASO VOCÊ NÃO ALCANCE 70% DOS PONTOS DISTRIBUÍDOS NA AVALIAÇÃO ON-LINE (56 pontos), você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas para aprovação no módulo. Lembre-se de que você poderá estar com o seu material de estudos em mãos ao realizar essa avaliação.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pós Graduação e extensão a distância
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário