EXTENSÃO EM PSICOPEDAGOGIA E FONOAUDIOLOGIA UM DIÁLOGO MULTIPROFISSIONAL

Início do curso em: 17/10/2017
Término do curso em: 16/11/2017

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
Noções sobre o processo de aquisição da linguagem oral e ou escrita. O papel do educador frente às alterações de linguagem oral e/ou escrita.

Diversas são as causas que podem prejudicar um bom desenvolvimento para o aprendizado escolar. Devemos considerar todas essas causas como importantes, pois não encontraremos soluções para um problema, se não o compreendermos adequadamente. O número de crianças com dificuldades escolares, ainda é bastante elevado.

Um dos caminhos para ajudarmos essas crianças, é entendermos o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem oral; como ocorre o processo da leitura e da escrita e ainda, conhecer e compreender diferentes conceitos para saber como e onde aplica-los no cotidiano escolar. A delimitação precisa dos problemas, um melhor entendimento do que se passa com tais crianças e ou um planejamento de recursos pedagógicos e clínicos de qualidade e eficácia, fazem parte das condições para que possamos promover um melhor desenvolvimento e aprendizagem , com melhores resultados dessas crianças.

OBJETIVO GERAL: Propiciar a construção do conhecimento quanto ao processo de aquisição e desenvolvimento normal da linguagem oral e escrita e possíveis alterações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Trabalhar a aquisição e desenvolvimento normal da linguagem oral e da escrita estimulando reflexões teórico-práticas; Permitir avaliar a importância da aquisição de linguagem no processo de aprendizagem da escrita; Trabalhar os distúrbios da comunicação oral e as dificuldades de aprendizagem propiciando reflexões sobre suas relações; Debater diferentes estudos de casos relacionando a teoria com a prática.

Noções sobre o processo de aquisição da linguagem oral e escrita.

Visão a respeito dos problemas de linguagem.

Relação entre distúrbios da comunicação oral e dificuldades de aprendizagem.

Distúrbios da linguagem: dislexia, disgrafia, disortografias.
A construção do conhecimento será feita de forma interativa, dinâmica e criativa associando a prática com a teoria. O aluno será acompanhado no decorrer do curso. Utilizaremos o ambiente virtual como espaço interativo e colaborativo para aprendizagem.

A avaliação é processual e ocorrerá durante o desenvolvimento do curso por meio de: avaliação on-line, participação nos fóruns e inserção de atividades no portfólio. A sua participação nos fóruns e no portfólio, serão observados o seu desenvolvimento conceitual e atitudinal ao longo das interações, no cumprimento das tarefas solicitadas, no prazo de execução e na qualidade de suas reflexões e interferências.

A pontuação, no módulo, será distribuída na seguinte forma:

1) São 20 pontos para avaliação do desempenho e da participação no ambiente virtual de aprendizagem (utilização das ferramentas de comunicação e interação). Confira, a seguir, como fica a distribuição da pontuação:

- FÓRUM 1: 4 PONTOS (2 pontos para comentários no tema: "Processo de aquisição da linguagem oral" e 2 pontos para a participação no comentário dos colegas).

- FÓRUM 2: 4 PONTOS (2 pontos para comentários dos temas: "Processos da leitura e da escrita" e 2 pontos para a participação no comentário dos colegas).

- PORTFÓLIO: 10 PONTOS (Postagem de atividades no prazo previsto. "Estratégias de estimulação de linguagem").

- AULA ON-LINE 1: 1 PONTO

- AULA ON-LINE 2: 1 PONTO

2) 80 pontos serão distribuídos na avaliação on-line, com questões objetivas.

Pontuação total distribuída = 100 pontos.

CASO VOCÊ NÃO ALCANCE 70% DOS PONTOS DISTRIBUÍDOS NA AVALIAÇÃO ON-LINE, você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas, para aprovação no módulo. Lembre-se de que você poderá utilizar o seu material de estudos para realizar essa avaliação.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário