EXTENSÃO EM A NEUROCIÊNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Outras Informações:
Área de conhecimento
MARCIA GUIMARAES OLIVEIRA DE SOUZA

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
A proposta deste módulo é o estudo dos fundamentos neurológicos necessários para a compreensão do desenvolvimento do ser humano em sua diversidade no enfoque educacional. Aspectos da anatomia, da fisiologia e do funcionamento do sistema nervoso humano serão abordados embasando a formação do psicopedagogo.

Compreender a organização geral e estrutural do sistema nervoso que instrumentaliza o psicopedagogo em sua atividade. As informações científicas embasam as teorias neuropsicológicas educacionais, tornam o processo ensino-aprendizagem mais compreensível, justifica a atividade psicopedagógica.

Objetivos:

• subsidiar os alunos do curso de Especialização em Psicopedadogia e interessados, na aquisição de conhecimentos básicos de neurologia para que desenvolvam ações na escola junto a crianças e adolescentes que apresentem dificuldades no processo ensino-aprendizagem;

• aprofundar os conhecimentos neurológicos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, necessários à compreensão da origem das dificuldades de aprendizagem, permitindo a atuação preventiva do educador e considerando a complexidade das variáveis socioculturais, biológicas, psicoafetivas e cognitivas envolvidas.

Neurociência e Educação: Contextos atuais.

Bases de neurociência- anatomia e funcionamento do sistema nervoso. Conceitos de neurociência aplicados à educação: contribuições da neurociência para a compreensão da normalidade e alterações da aprendizagem.

O módulo "A Neurociência e suas contribuições para a intervenção psicopedagógica" está centrado nos fundamentos de neurociências necessários para a compreensão do desenvolvimento humano em sua diversidade. Os conteúdos estão dispostos pensando na fundamentação cientifica da atuação do psicopedagogo nos espaços institucionais e educacionais em suas propostas. Estes conteúdos são referentes a aspectos da anatomia, fisiologia e funcionamento do sistema nervoso humano discutido com o enfoque em sua aplicação em psicopedagogia.

O módulo será desenvolvido por meio de leituras específicas e complementares, participação efetiva em fóruns virtuais de aprendizagem e duas aulas transmitidas em tempo real, por internet, com duração de três horas cada. A interatividade será buscada nessas aulas, com estimulação para que o aluno participe com questões, opiniões e contribuições.

O estudo a distância utiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), "Uniube on-line" com o acompanhamento de professores especializados. Neste ambiente, serão disponibilizadas aulas com conteúdos e atividades avaliativas a serem desenvolvidas pelo aluno. Será utilizada ainda a ferramenta Fórum para manter o aluno participativo, interativo e produtivo durante todo o curso. Outros aspectos metodológicos seguem a metodologia geral do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia.

A ferramenta Portfólio será utilizada como espaço de postagem de atividades desenvolvidas no decorrer do módulo. A contribuição e a participação do aluno ao longo do módulo são essenciais para o bom andamento do curso.

A avaliação é processual durante o desenvolvimento do curso com avaliações on-line, participação nas teleaulas, participação no Fórum e no Portfólio, Você será avaliado, no decorrer deste Módulo, no conceito de avaliação formativa e somativa, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Uniube On-line. Serão observados o seu desenvolvimento conceitual e atitudinal ao longo das interações, no cumprimento das tarefas solicitadas, no prazo de execução e na qualidade de suas reflexões e interferências.

A pontuação, no módulo, será distribuída na seguinte forma:

1) 20 pontos para avaliação do desempenho e da participação no ambiente virtual de aprendizagem (utilização das ferramentas de comunicação e interação). Confira, a seguir, a distribuição dessa pontuação:

-PORTFÓLIO - 10 pontos - Construção de um texto a partir das leituras e reflexões próprias e dos colegas tendo como referência o tema- Propostas de atuação do psicopedagogo nas situações de alterações de aprendizagem, com base na neurociência.
Disponibilizar a apresentação na ferramenta Portfólio, marcando a opção de visualização "Todos" ao texto anexado.

- FÓRUM 1 - 4 pontos - Pontuação para comentários sobre o tema e a participação comentando a postagem dos colegas. Tema do Fórum: "Contribuições da neurociência para a formação do psicopedagogo".

- FÓRUM 2 - 4 pontos - Pontuação para comentários sobre o tema e a participação comentando a postagem dos colegas. Tema do Fórum: "As atividades pedagógicas como estimuladoras de desenvolvimento de áreas e estruturas cerebrais".

- AULA 1 (em tempo real) - 1 ponto para participação do aluno.

- AULA 2 (em tempo real) - 1 ponto para participação do aluno.

2) 80 pontos serão distribuídos na avaliação on-line, com questões objetivas.
Pontuação total distribuída = 100 pontos. CASO VOCÊ NÃO ALCANCE 70% DOS PONTOS DISTRIBUÍDOS NA AVALIAÇÃO ON-LINE, terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas, para aprovação no módulo. Lembre-se de que você poderá utilizar o seu material de estudos para realizar essa avaliação.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário