EXTENSÃO EM PSICOPEDAGOGIA E SUA ÁREA DE ATUAÇÃO
Área de conhecimento
MARCIA GUIMARAES OLIVEIRA DE SOUZA

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
O estudo da Psicopedagogia como área de conhecimento e pesquisa. A Psicopedagogia em seus aspectos históricos e legais. Conceitos e interface das áreas de Psicopedagogia e de Atendimento Educacional Especializado. Fundamentos teóricos e organização interdisciplinar. Atuação do psicopedagogo na escola, nas instituições e nos diferentes ambientes educacionais.

OBJETIVO GERAL
Proporcionar, aos profissionais da educação ou áreas afins, o estudo da Psicopedagogia como área de conhecimento e pesquisa com a possibilidade de atuação multidisciplinar, direcionada aos processos de ensino e aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Abordar a importância da Psicopedagogia como campo de conhecimento e pesquisa no processo de aprendizagem e não aprendizagem.

• Oferecer o panorama histórico, teórico e multidisciplinar do campo psicopedagógico.

• Estabelecer a relação entre Psicopedagogia e Atendimento Educacional Especializado.

• Contextualizar o campo de atuação do profissional psicopedagogo.

1. Psicopedagogia - significado e campo de atuação / Psicopedagogia? afinal o que é isso?
2. As Fases da Psicopedagogia / Psicopedagogia: construção e atuação / O contexto do profissional psicopedagogo
3. O psicopedagogo: atuação e formação / A prática psicopedagógica e a inclusão educacional - pautando sua atuação em preceitos éticos

O Módulo "Psicopedagogia e sua área de atuação" está ancorado no eixo temático PSICOPEDAGOGIA E DIVERSIDADE HUMANA, que representa os estudos sobre os fundamentos da atuação psicopedagógica nos espaços institucionais e educacionais para a atuação com sujeitos que apresentam dificuldades, distúrbios de aprendizagem e/ou deficiências.
Os conteúdos são desenvolvidos por meio de leituras específicas e complementares, vídeos, participação nos fóruns virtuais de aprendizagem e nas aulas em tempo real.
A orientação de estudos será realizada por um professor, por meio do ambiente virtual de aprendizagem "Uniube On-line".
Utilizaremos o ambiente virtual como espaço interativo e colaborativo para a aprendizagem.
Vamos utilizar a ferramenta FÓRUM para trocas de informações, para reflexões, para o balizamento dos pontos de vista. Dessa forma, essa ferramenta será um espaço de construção de aprendizagem e interação com os colegas e professor.
A ferramenta PORTFÓLIO será utilizada como espaço para postagem de atividades, no decorrer do módulo.
Nesta abordagem, o mais importante é a participação dos alunos e suas contribuições ao longo do processo.

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO NESSE MÓDULO?

Caro (a) Aluno (a)

O prazer da aprendizagem deve ser norteador de toda construção de conhecimentos e a avaliação É O INDICATIVO DOS MOMENTOS DE REFLEXÃO, ESTUDO e reelaboração desse conhecimento.
Esse princípio norteia o processo de avaliação proposto no estudo da Psicopedagogia e sua área de atuação.
COLL e MARTÍN (1999, p. 213), postulam que "a aprendizagem é parte fundamental do processo avaliativo, a qual se deve conceber como uma construção de significados e de atribuição de sentidos, com sua própria dinâmica".
Para tanto, propomos a avaliação formativa e somativa, no ambiente virtual de aprendizagem "Uniube On-line", que será constituída da participação nos FÓRUNS, para acompanhamento do desenvolvimento conceitual, procedimental e atitudinal ao longo das interações; do cumprimento das atividades avaliativas propostas e da qualidade das reflexões e interferências registradas .
Finalizando nossa jornada de estudos, reflexões e debates no Módulo Psicopedagogia e sua área de atuação, você deverá realizar a avaliação on-line, contendo dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e você deve estar com todo o material de estudo em mãos.
A pontuação, no módulo, será distribuída da seguinte forma:

- 20 pontos = no desempenho e na participação no ambiente (atuação nas ferramentas de comunicação e interação). Confira como ficará essa pontuação a seguir:

- Portfólio: 10 pontos - Entrevista

- Fórum 1: 04 pontos - Tema: Educar é ensinar a pensar.
- Fórum 2: 04 pontos - Tema: As contribuições do psicopedagogo para a escola inclusiva - superando desafios. Quais desafios você percebe em seu cotidiano em relação a inclusão de todas as pessoas na escola?
- Participação nas aulas on-line: 02 pontos - 01 ponto para participação ao vivo na aula 1 e 01 ponto para participação na aula 2.

- Avaliação on-line = 80 Pontos - avaliação on-line (questões objetivas).

*Total = 100 pontos.

CASO VOCÊ NÃO ALCANCE 70% (56 pontos) DA PONTUAÇÃO DISTRIBUÍDA NA AVALIAÇÃO ON-LINE, você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas para aprovação no módulo, dentro do mesmo período proposto para a avaliação. Portanto, não deixe para realizar a avaliação no último dia. Lembre-se de que você poderá estar com o seu material de estudos em mãos ao realizar essa avaliação.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário