ESSENTIAL - ESTÉTICA AVANÇADA MORFOLOGIA, PLANEJAMENTO, ENCERAMENTO E CERÂMICA
CIÊNCIAS DA SAÚDE - ODONTOLOGIA
GILBERTO ANTONIO BORGES

UBERABA (MG)
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria nº 544 - MEC de 25/10/1988 - (D.O.U. 26/10/1988). Credenciada pela Portaria nº 1.871, de 02/06/2005 (D.O.U. Nº 105, DE 03/06/2005). Aprovado pela Resolução nº 04/2003, de 17/06/2003.
O curso será oferecido exclusivamente para a Universidade de Uberaba e contemplará Estudo detalhado de todas as partes e funções anatômicas dos dentes anteriores e posteriores. Será esculpido em cera estética 9 elementos dentários, com a técnica desenvolvida e patenteada por Pablio Caetano conhecida como 2DX3D, separando a parte vestibular da palatina de uma forma didática, compreendendo todas as constituintes e os mínimos detalhes que farão diferença na integração do meio bucal e o alcance da naturalidade.
Além de escultura, será também ofertado fotografia e ademais à fotografia será enfatizado a influência da luz, no entendimento dos variados aspectos influenciados pela luz e da sua reação nos materiais. Como trabalhar pontos estratégicos na matiz, saturação, valor e saber desenvolver questões mais comuns no momento da aplicação da cerâmica.
Explicação simples e objetiva de como fotografar, pacientes, modelos em gesso e seus mais variados trabalhos. Usaremos as fotografias para seleção de cor e mapeamento de um central de um aluno escolhido no dia do curso.

Formado Técnico em Prótese Dentária pela Universidade Federal de Uberlândia desde 2002; Carreira profissional em TPD desde 1996;
º Curso de estratificação em cerâmica com Professor Dr. Paulo Kano;
º Curso planejamento DSD, com Christian Coachman;
° Curso fotografia digital, com Ivan Yoshio, Dudu Medeiros, Victor Rodas, Carlos Ayala;
° Estratificação em cerâmicas IPS InLine, com Dieter Grubel;
° Estratificação avançada com Hilton Hiquiere;
° Morfologia dental com Tininha Gomes;
º Curso modular , com TPD Reinaldo Nascimento;
º Curso desenhando sorrisos, com TPD Murilo Calgaro;
º Autor do Livro PRÓTESE FIXA Protocolo Cerâmico;
Objetivo geral: Capacitar profissionais envolvidos em restaurações estéticas a alcançar resultados de excelência.
Objetivos específicos:
Estudo detalhado de todas as partes e funções anatômicas dos dentes anteriores.
Estudo de detalhes, nomenclaturas e formas funcionais de todos os dentes superiores e inferiores.
Escultura de Dentes em MACRO para treinamento das 3 etapas da escultura ( PRIMITIVA, ANATÔMICA, FUNCIONAL)Fotografia com mapeamento e estratificação
Diagnóstico e planejamento em restaurações estéticas.
Cirurgiões-dentistas, alunos de graduação em odontologia e técnicos em prótese dentária.
Primeiro módulo: Estudo detalhado de todas as partes e funções anatômicas dos dentes anteriores.

Segundo módulo: Neste módulo será lançado um desafio de fazer um elemento dentário posterior sem copiar nenhum modelo.
Em seguida aprofundaremos em todos os detalhes, nomenclaturas e formas funcionais de todos os dentes posteriores, superiores e inferiores.
Escultura de 3 Dentes em MACRO para treinamento das 3 etapas da escultura ( PRIMITIVA, ANATÔMICA, FUNCIONAL )
Serão esculpidos 6 elementos com raizes seguindo a técnica de fases da escultura, para total compreensão e consequentemente o uso adequado no dia a dia do laboratório.
Não serão usados modelos de cópia, justamente para não cair no vício morfológico tão visível na profissão.

Terceiro módulo: Além da fotografia vamos entrar no mundo da LUZ, no entendimento dos variados aspectos influenciados pela luz e da sua reação nos materiais. Como trabalhar pontos estratégicos na matiz, saturação, valor e saber desenvolver questões mais comuns no momento da aplicação da cerâmica.

Quarto módulo: Um erro comum por maioria dos técnicos é de não valorizar um bom e eficiente planejamento, bem como a comunicação com o Dentista e paciente. A conexão com todos os aspectos fundamentais da clinica e laboratório é essencial para atingir o resultado. Saber trabalhar com interação TPD-CD-PACIENTE com certeza é o grande diferencial. Discutiremos vários planejamentos de casos reais, em seguida o planejamento, enceramento diagnóstico e execução 6 dentes anteriores.

Quinto módulo: Um erro comum por maioria dos técnicos é de não valorizar um bom e eficiente planejamento, bem como a comunicação com o Dentista e paciente. A conexão com todos os aspectos fundamentais da clinica e laboratório é essencial para atingir o resultado. Saber trabalhar com interação TPD-CD-PACIENTE com certeza é o grande diferencial. Discutiremos vários planejamentos de casos reais, em seguida o planejamento, enceramento diagnóstico e execução 6 dentes anterior.

Sexto módulo: Será abordado sobre o material Dissilicato de Litio, desenvolveremos técnicas distintas de estratificação total e em Cutback, simples e personalizada. Utilizaremos técnicas de maquiagem intrisceca e extrinscica para caracterização dos dentes.
Serão realizados 4 elementos. 1 Central dente jovem clareado, 1 Central envelhecido caracterizado, 1 Lateral em CutBack, 1 Canino maquiado.

Sétimo módulo: Aplicação de cerâmica sobre metal para as restaurações metalocerâmicas. Será aplicada estratificação da camada 1E, ou seja, da camada estrutural, que se refere a camada "base" da cerâmica. Em seguida, será a aplicação da camada 2E, onde serão inseridos os efeitos internos
de absorção e reflexão de luz e, a aplicação da camada 3E, com escolha do esmalte adequado para o recobrimento das camadas anteriores e acabamento, com textura de superfície e polimento.
Será aplicado 4 Dentes anteriores sobre Metal, utilizando a cerâmica IPS Style ivoclar.
Carga horária de 98 horas sendo 28 horas de aula teórica e 70 horas de aulas práticas.
Previsão de inicio em junho de 2019
PABLIO ALVES CAETANO
VALOR TOTAL DO CURSO: R$ 8.500,00

7 VEZES DIVIDIDAS POR BOLETO NO SITE