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CURSO DE REGULAMENTAÇÃO, MONTAGEM, OPERAÇÃO E PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO DE DRONES
Carga horária / Período
--/ LIVRE
Outras Informações:
Uberaba:
(34) 3319-8958/8845
Uberlândia:
(34)3292-5600/5612
Outras Informações:
0800 34 3113
Área de conhecimento
ENGENHARIAS
Responsável
MARIA THERESA CERAVOLO LAGUNA ABREU





INFORMAÇÕES GERAIS

UBERABA (MG)
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria nº 544 - MEC de 25/10/1988 - (D.O.U. 26/10/1988). Credenciada pela Portaria nº 1.871, de 02/06/2005 (D.O.U. Nº 105, DE 03/06/2005). Aprovado pela Resolução nº 04/2003, de 17/06/2003.
Segundo dados apresentados recentemente pela FAA (Federal Aviation Administration), estima-se que a frota de aeronaves não tripuladas para uso comercial poderá crescer em até dez vezes, saltando de 42 mil aeronaves registradas em 2016 para 420 mil em 2021, sendo esses números um retrato somente do mercado norte americano (FAA, 2017). No Brasil, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), até o mês de setembro de 2018 já são 31.688 equipamentos registrados para uso recreativo e 17.063 para uso profissional (ANAC, 2018).
A palavra drone é de origem inglesa e significa "zangão" devido ao som produzido pelos equipamentos multirrotores. Porém, este nome ficou conhecido em todo o mundo representando toda e qualquer espécie de aeronave não tripulada e comandada por pessoas de forma remota.
Antes da regulamentação, o uso de drones já era permitido para atividades recreativas e competições. Entretanto, já existem cerca de 720 empresas com atividades ligadas a drones no Brasil, atuando desde a fabricação e manutenção do equipamento até a prestação de serviços, treinamento, tecnologia, seguros, entre outros. O levantamento foi feito por meio do aplicativo da feira DroneShow Latin American, que foi realizada entre os dias 15 e 17 de maio de 2018 em São Paulo.
Com a introdução do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil Especial RBAC-E no 94 (ANAC, 2017) definiu-se que o detentor do Certificado de Tipo do projeto do drone deve apresentar um manual de voo que estabeleça as condições, as limitações e os procedimentos para a operação segura, assim como, um manual de manutenção que contenha as informações necessárias para a aeronavegabilidade continuada.
Neste contexto, o presente curso visa apresentar as características desse mercado emergente e as suas oportunidades, assim como, detalhar os requisitos impostos pela regulamentação vigente no que tange a operação segura e eficiente dos drones. O curso ainda abordará os registros mínimos de operação e a elaboração de um plano de manutenção para aeronaves remotamente pilotadas e colocará seus participantes em contato com os equipamentos capacitando-os para a correta operação dos mesmos.

O objetivo geral deste curso de extensão é proporcionar aos participantes, interessados na área de aeronaves não tripuladas (drones), oportunidades de se familiarizar com a legislação vigente, assim como aspectos da manutenção desses equipamentos através do correto registro do seu uso e prática na operação desses equipamentos.
Com o intuito de alcançarmos esse objetivo, como objetivos específicos, pretendemos:
1. divulgar o caráter inovador da universidade através da oferta do curso para a comunidade;
2. realizar encontros semanais para a análise da legislação vigente pertinente à operação de aeronaves não tripuladas;
3. realizar encontros semanais para o ensino de técnicas de voo de aeronaves não tripuladas multirrotores;
4. por meio de uma estruturação de informações básicas, ensinar o correto preenchimento de registros de operação que permitem a elaboração de um plano de manutenção (identificação, registro e ação preventiva ou ação corretiva);
5. avaliar, de forma contínua (durante os encontros semanais) e pontual (avaliação escrita e instrução de voo) o desempenho e a aprendizagem dos participantes do curso.

Estudantes e profissionais da área de manutenção de aeronaves; técnicos, tecnólogos, engenheiros e outros profissionais interessados na operação de aeronaves não tripuladas (drones).
Prof. Dr. Eduardo Sacogne Fraccaroli

Prof. Dr. Thiago Rodrigo Cicogna
Introdução às aeronaves remotamente pilotadas
  • Análise do mercado de drones
  • Aplicações
  • Empreendedorismo
Tipos de aeronaves e suas características operacionais
  • Asa fixa versus asa rotativa
Elementos de uma aeronave não tripulada multirrotora
  • Bateria
  • Sistemas de alimentação (PDB e PMU)
  • Sistemas de propulsão (motores brushless, ESC e hélices)
  • Escolha do frame
  • Sistemas de navegação (placa controladora)
  • Acessórios (gimbal, câmera RGB)
  • Montagem de um quadrirotor
Legislação e regulamentação
  • ANATEL
  • ANAC
RBAC-E no 94
IS E94-003
  • DECEA
ICA 100-40
ICA 100-12
IAC N17/2018
Procedimentos pré voo
  • Avaliação de risco operacional

Condições climáticas
Condições geográficas do local de voo
Termo de anuência
  • Configurações gerais da aeronave
Calibração de bússola
Calibração do IMU
Calibração de gimbal
Calibração dos sticks
  • Multirrotores DJI - modos de voo
Beginner mode
P mode
Atti mode
S mode
Active track
Point of interest
Waypoints
TapFly
  • Solicitação de operação SARPAS
  • Confecção de lista de verificação de pré voo
Registros
  • Manuais do fabricante
  • Dados básicos da operação
Horas e ciclos da(s) aeronave(s)
Condição meteorológica
Condição do tráfego aéreo local
Protocolo SARPAS
Altitude-densidade
Voltagem das células
Temperatura da bateria
Horas e ciclos da(s) bateria(s)
  • Montagem de um plano de manutenção
  • Ordem de serviço e ficha de discrepância
Pilotagem
  • Instrução de voo em simulador
Missões simuladas preparatórias para as instruções práticas
  • Instrução prática de voo
Decolagem e pouso automático
Decolagem e pouso manual
Captação de imagens
Exemplo de voo autônomo com a ferramenta DroneDeploy®
O curso tem duração total de 40h, no formato de 5 encontros com 8h de duração cada. No penúltimo e no último encontro os participantes realizarão as avaliações (teórica e prática, respectivamente) como parte dos requisitos para aprovação no curso.
24/08/2019 - Prof. Eduardo Fraccaroli e Prof. Thiago Cicogna
31/08/2019 - Prof. Thiago Cicogna
14/09/2019 - Prof. Eduardo Fraccaroli
21/09/2019 - Prof. Eduardo Fraccaroli
28/09/2019 - Prof. Eduardo Fraccaroli e Prof. Thiago Cicogna
Prof. Dr. Eduardo Sacogne Fraccaroli - Doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da Universidade de São Paulo - ICMC/USP. Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo - EESC/USP (2010). Graduado no Bacharelado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário da FEI (2007). Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Robótica, atuando principalmente nos domínios: Alocação de Tarefas, Futebol de Robôs Simulados, Sistemas Multi-Agentes, Algoritmos Genéticos, Sistemas Fuzzy e Redes Neurais Artificiais, Prototipação Rápida, I3D, Drones e Agricultura de Precisão.

Prof. Dr. Thiago Rodrigo Cicogna - Graduado em Engenharia Mecânica com Ênfase em Aeronaves e Computação (2003) e Doutorado Direto (2008) em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). MBA em Gestão Empresarial (2012) pela Fundação Getúlio Vargas. De 2008 a 2012 atuou como Engenheiro de Estruturas pela TAM Linhas Aéreas S.A. na unidade MRO em São Carlos-SP e, neste mesmo período, como professor das disciplinas Estática nas Estruturas e Resistência dos Materiais na Universidade Paulista (UNIP) campus Araraquara-SP. De 2012 a 2014 atuou como Engenheiro de Desenvolvimento do Produto (tecnologia estruturas) na Embraer S.A. em Gavião Peixoto-SP. Atualmente é professor do curso de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus São Carlos-SP. As principais atividades de ensino e pesquisa estão relacionadas ao apoio à produção e manutenção na área de estruturas, no processo de devolução (redelivery) de aeronaves através de inspeções físicas e dados técnicos e desenvolvimento de planos de manutenção para aeronaves remotamente pilotadas.
Valor por Aluno R$ 1.100,00.

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