EXTENSÃO EM CONTROLADORIA

Início do curso em: 15/05/2018
Término do curso em: 14/06/2018

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil

Função da Controladoria. Salvaguarda de Ativos E Passivos. Origens E Aplicações de Recursos. Controles Internos E Suas Funções.
Procedimentos: Compras, Contas A Pagar, Pagamentos; Vendas, Contas A Receber, Recebimentos; Estoque, Tesouraria, Controle Patrimonial, Folha de Pagamentos. Mapas de Acompanhamento E Controle, Sistemas de Custeio. Política de Dividendos.
Administração da Liquidez. Ciclo Financeiro Versus Ciclo Operacional. Responsabilidade e autoridade da controladoria e seu papel no processo de gestão empresarial. Ferramentas de controle. Elaboração de relatórios gerenciais. Análises gerenciais. A controladoria do seculo XXI. O Balanced Scorecard

GERAL: Desenvolver a capacidade de controles gerenciais em ambientes empresariais de constantes mudanças, com foco na manutenção e respeito ao planejamento estratégico. Ampliar a visão empresarial e fornecer ferramentas para a conquista do diferencial competitivo.

ESPECÍFICOS:

Capacitar os profissionais com conhecimentos de controladoria e gestão, através de ferramentas específicas;

Disponibilizar modelos e métodos de controladoria com o foco para melhor desempenho da empresa;

Capacitar o futuro gestor com uma visão interdisciplinar, para a tomar decisões coerentes e ajustadas a realidade da organização.

Gestão Baseada em Valor VBM
Contabilidade Comportamental
Capital Intelectual e Ativos Intangíveis
Modelos Contemporâneos de Avaliação de Desempenho

• O material didático indicado neste módulo estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem "UNIUBE ON-LINE", constando de leitura específica bem como outras atividades afins.
  • A avaliação será efetuada no próprio ambiente virtual.

A avaliação da aprendizagem ocorrerá ao longo da disciplina, por meio da avaliação online, constituída por 10 (dez) questões de múltipla escolha, atividades de estudos que serão postadas na ferramenta Portfólio, e por meio do fórum temático.

A distribuição dos pontos será realizada da seguinte forma:

Pontuação: (pontos)

Fórum 1

Fórum 2

Portfólio

Avaliação online

Você será aprovado na disciplina se obtiver média maior ou igual a 7 (sete).

Antes de realizar as atividade, é imprescindível a realização da leitura tanto as obrigatórias quanto as complementares e assistir os vídeos quando disponibilizados no AVA "UNIUBE ON-LINE", estas leituras estão disponibilizadas na ferramenta Biblioteca.

O desenvolvimento das Atividades é de suma importância para que você não só verifique o nível de compreensão acerca do componente estudado, mas que consiga, sobretudo, prosseguir o seu estudo, para que perceba se conseguiu atingir, ao final dos estudos, os objetivos propostos a serem alcançados.

No fórum vamos ter o prazer de discutir sobre temas polêmicos sobre a disciplina.

Agora é só teclar, lembrando que o professor será o mediador e qualquer dúvida deverá ser direcionada a ele, na ferramenta Central de mensagens.

Todas as atividades são essenciais para o seu aprendizado, por isso, não se descuide de nenhuma das atividades que lhe forem propostas.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário