EXTENSÃO EM CADEIAS PRODUTIVAS NO AGRONEGÓCIO
Área de conhecimento
EDUARDO SILVA GOUVEIA

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil

Introdução ao gerenciamento das cadeias produtivas em agronegócios. Certificação no Agronegócios. Cadeias Produtivas da carne, leite, suínos, aves, caprinos, ovinos e derivados tendência e cenários. Análise Competitiva. Estratégias de comercialização. O sistema Agroindustrial e mercados externos.

GERAL: Expandir o conhecimento em agronegócio por meio da identificação dos principais indicadores das cadeias produtivas mais relevantes do agronegócio brasileiro

ESPECÍFICO: Identificar a participação de diferentes commodities na balança comercial e no PIB brasileiro e reconhecer a participação no mercado doméstico e de exportação de diversas cadeias produtivas do agronegócio.

1. Visão sistêmica e análise dos níveis dos sistemas agroindustriais;
  2. Gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management);
  3. Comercialização de produtos agroindustriais;
  4. Aplicação da análise SWOT para identificação dos principais entraves e fatores limitantes, pontos críticos ou restritivos ao desenvolvimento ou melhoria dos processos produtivos e/ou rentabilidade em cada etapa da produção;
  5. A importância do planejamento como forma de minimização dos riscos;
  6. Identificação dos aspectos positivos e oportunidades da cadeia como um todo, bem como em cada etapa do processo produtivo, analisando as principais vantagens comparativas e competitivas da cadeia.

O material didático indicado neste módulo estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem "UNIUBE ON-LINE", constando de leitura específica bem como outras atividades afins.
A avaliação será efetuada no próprio ambiente virtual.

A avaliação da aprendizagem ocorrerá ao longo da disciplina, por meio da avaliação online, constituída por 10 (dez) questões de múltipla escolha, atividades de estudos que serão postadas na ferramenta Portfólio, e por meio do fórumtemático.

A distribuição dos pontos será realizada da seguinte forma:

Pontuação: (pontos)

Fórum 1

Fórum 2

Portfólio

Avaliação online

Você será aprovado na disciplina se obtiver média maior ou igual a 7 (sete).

Antes de realizar as atividade, é imprescindível a realização da leitura tanto as obrigatórias quanto as complementares e assistir os vídeos quando disponibilizados no AVA "UNIUBE ON-LINE", estas leituras estão disponibilizadas na ferramenta Biblioteca.

O desenvolvimento das Atividades é de suma importância para que você não só verifique o nível de compreensão acerca do componente estudado, mas que consiga, sobretudo, prosseguir o seu estudo, para que perceba se conseguiu atingir, ao final dos estudos, os objetivos propostos a serem alcançados.

No fórum vamos ter o prazer de discutir sobre temas polêmicos sobre a disciplina.

Agora é só teclar, lembrando que o professor será o mediador e qualquer dúvida deverá ser direcionada a ele, na ferramenta Central de mensagens.

Todas as atividades são essenciais para o seu aprendizado, por isso, não se descuide de nenhuma das atividades que lhe forem propostas.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário