EXTENSÃO EM MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Área de conhecimento
EDUARDO SILVA GOUVEIA

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil

Estudo avançado da matemática financeira para tomada de decisões nas empresas. Relacionando os cálculos financeiros as suas principais aplicações nos negócios. Análise de investimentos, cálculo sobre o retorno de investimento e processo de decisão.

GERAL:

Estruturar o pensamento e o raciocínio dedutivo, contribuindo para o desenvolvimento de processos cognitivos e a aquisição de atitudes matemáticas, estimulando a criatividade e a capacidade para resolver problemas, criando o hábito de investigação e confiança para enfrentar situações novas de forma ampla e científica. A matemática financeira deve ser vista como um conjunto de ferramentas e estratégias para serem aplicadas nas situações do cotidiano, bem como na atividade profissional. A compreensão da matemática financeira como um sistema de códigos e regras a torna uma ferramenta de tomada de decisões, ajudando o individuo na interpretação da realidade.

ESPECÍFICOS:

• Conhecer e utilizar a calculadora HP 12C nos cálculos dos processos financeiros;
  • Compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitam adquirir uma formação científica geral e avançar em estudos posteriores;
  • Aplicar seus conhecimentos matemáticos nas atividades cotidianas;
  • Desenvolver a capacidade de raciocínio, de resolver problemas, bem como seu espírito crítico e sua criatividade;
  • Analisar e interpretar criticamente dados provenientes de problemas matemáticos do cotidiano.
  • Reconhecer através da análise financeira quando o melhor momento de investimento e retração;
  • Desenvolver atitudes positivas em relação à matemática financeira, como autonomia, confiança quanto às capacidades matemáticas e perseverança na resolução de problemas.
  1. Conceitos Básicos.
  2. Juros Simples.
  3. Juros Compostos.
  4. Principais Sistemas de Amortização de Empréstimos.
  5. Fluxo de Caixa: Cálculo do VPL, da TIR e do Payback. Utilização da HP 12C.
  • O material didático indicado neste módulo estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem ?UNIUBE ON LINE?, constando de leitura específica bem como outras atividades afins.
  • A avaliação será efetuada no próprio ambiente virtual.

A avaliação da aprendizagem ocorrerá ao longo da disciplina, por meio da avaliação online, constituída por 10 (dez) questões de múltipla escolha, atividades de estudos que serão postadas na ferramenta Portfólio, e por meio do fórum temático.

A distribuição dos pontos será realizada da seguinte forma:

Pontuação (pontos)

Fórum 1

Fórum 2

Portfólio

Avaliação on-line

Você será aprovado na disciplina se obtiver média maior ou igual a 70 pontos.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário