EXTENSÃO EM RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Início do curso em: 15/04/2018
Término do curso em: 14/05/2018

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil

Contexto histórico do surgimento da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). A RSE como diferencial competitivo no mundo contemporâneo. A responsabilidade social nas diferentes áreas organizacionais e os impactos na gestão de pessoas. O surgimento da questão da ética nos negócios. Sustentabilidade ambiental e social. A dimensão da mudança e os impactos ambientais. Recursos renováveis. Recursos não renováveis. Equilíbrio Ambiental e reciclagem.

GERAL: Trabalhar a RSE nas diferentes áreas organizacionais e seus impactos na gestão de pessoas, atreladas à questão da ética nos negócios e à sustentabilidade ambiental e social.

ESPECÍFICOS:

• Discutir e estudar os principais problemas ambientais.
  • Permitir a compreensão do meio ambiente como gerador de recursos.
  • Trabalhar os aspectos relativos à gestão ambiental.
  • Desenvolver no aluno a visão crítica sobre a gestão socialmente responsável e a sustentabilidade.
  • Permitir ao aluno identificar as consequências e os impactos das ações das empresas na sociedade, no mercado, no meio ambiente, na comunidade e nas próprias empresas.
  • Apresentar o papel das instituições no tocante à promoção e manutenção do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social.

• Conceitos sobre responsabilidade social
  • Influência dos fatores sociais, econômicos e políticos
  • Ética: impostora ou realidade?
  • A ética no trato com os colaboradores
  • Ética e responsabilidade social
  • Desenvolvimento sustentável e gestão de pessoas
  • Impacto ambiental: como conhecer os impactos
  • Equilíbrio: gestão de pessoas e responsabilidade socioambiental.
  • O material didático indicado neste módulo estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem "UNIUBE ON-LINE", constando de leitura específica bem como outras atividades afins.
  • A avaliação será efetuada no próprio ambiente virtual.

A avaliação da aprendizagem ocorrerá ao longo da disciplina, por meio da avaliação online, constituída por 10 (dez) questões de múltipla escolha, atividades de estudos que serão postadas na ferramenta Portfólio, e por meio do fórum temático.

A distribuição dos pontos será realizada da seguinte forma:

Pontuação: (pontos)

Fórum 1

Fórum 2

Portfólio

Avaliação online

Você será aprovado na disciplina se obtiver média maior ou igual a 7 (sete).

Antes de realizar as atividade, é imprescindível a realização da leitura tanto as obrigatórias quanto as complementares e assistir os vídeos quando disponibilizados no AVA "UNIUBE ON-LINE", estas leituras estão disponibilizadas na ferramenta Biblioteca.

O desenvolvimento das Atividades é de suma importância para que você não só verifique o nível de compreensão acerca do componente estudado, mas que consiga, sobretudo, prosseguir o seu estudo, para que perceba se conseguiu atingir, ao final dos estudos, os objetivos propostos a serem alcançados.

No fórum vamos ter o prazer de discutir sobre temas polêmicos sobre a disciplina.

Agora é só teclar, lembrando que o professor será o mediador e qualquer dúvida deverá ser direcionada a ele, na ferramenta Central de mensagens.

Todas as atividades são essenciais para o seu aprendizado, por isso, não se descuide de nenhuma das atividades que lhe forem propostas.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário