EXTENSÃO EM GESTÃO DE PESSOAS
Área de conhecimento
EDUARDO SILVA GOUVEIA

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil

Rotinas de departamento de recursos humanos nas organizações. Estudo das relações humanas entre as organizações e os indivíduos. A dinâmica organizacional e os fatores determinantes das relações internas. A empresa no contexto da globalização do mercado.

GERAL: Obter uma visão sistêmica e abrangente sobre conceitos, evolução e perspectivas sobre o gerenciamento de pessoas, no contexto da globalização do mercado;

ESPECÍFICOS:

• Identificar a importância da gestão de pessoas como fator de competitividade;
  • Compreender a história dos processos de Recursos Humanos, analisando os objetivos da Administração de Recursos Humanos;
  • Descrever as influências das diferentes Eras, com o objetivo de solucionar os conflitos na administração de pessoas na organização;
  • Compreender como se faz a gestão de Capital Humano.

1. Gestão de Pessoas em uma Nova Perspectiva

2. Administração de Recursos Humanos e seus Conceitos

3. Conceito de Gestão de Pessoas

4. Objetivos da Gestão de Pessoas

5. Processos da Administração de Recursos Humanos

6. Era da Industrialização Clássica

7. Era da Industrialização Neoclássica

8. Era da Informação

9. Desafios da Gestão de Pessoas

10. Os Papeis da Gestão de Pessoas

11. Administração de Talentos Humanos e do Capital Intelectual

O material didático indicado neste módulo estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem "UNIUBE ON-LINE", constando de leituras específicas bem como outras atividades afins. O aluno é acompanhado por um professor da área, no decorrer do módulo.

A avaliação será efetuada no próprio ambiente virtual.

A avaliação da aprendizagem ocorrerá ao longo da disciplina, por meio da avaliação online, constituída por 10 (dez) questões de múltipla escolha, atividades de estudos que serão postadas na ferramenta Portfólio, e por meio de fóruns temáticos.

A distribuição dos pontos será realizada da seguinte forma:

Pontuação: (pontos)

Fórum 1

Fórum 2

Portfólio

Avaliação online

Você será aprovado na disciplina se obtiver média maior ou igual a 7 (sete).

Antes de realizar as atividades, é imprescindível a realização da leitura tanto as obrigatórias quanto as complementares e assistir os vídeos quando disponibilizados no AVA "UNIUBE ON-LINE", estas leituras estão disponibilizadas na ferramenta Biblioteca.

O desenvolvimento das Atividades é de suma importância para que você não só verifique o nível de compreensão acerca do componente estudado, mas que consiga, sobretudo, prosseguir o seu estudo, para que perceba se conseguiu atingir, ao final dos estudos, os objetivos propostos a serem alcançados.

Nos fóruns vamos ter o prazer de discutir sobre temas polêmicos sobre a disciplina.

Agora é só teclar, lembrando que o professor será o mediador e qualquer dúvida deverá ser direcionada a ele, nas ferramentas Fórum e/ou Central de Mensagens.

Todas as atividades são essenciais para o seu aprendizado, por isso, não se descuide de nenhuma das atividades que lhe forem propostas.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário