EXTENSÃO EM POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA

Início do curso em: 15/10/2017
Término do curso em: 14/11/2017

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil

Políticas da educação inclusiva, direito à diversidade de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades no Brasil.

GERAL:

Traçar o panorama das políticas públicas educacionais para a educação especial, de seus primórdios aos dias atuais, com destaque para os avanços ocorridos e as necessidades de mudanças que garantam a inclusão de todas as pessoas na escola regular, atentando para a importância de formação dos professores.

ESPECÍFICOS:

Discutir e analisar as políticas públicas com ênfase na inclusão, percorrendo uma trajetória histórica no Brasil.

Situar os avanços ocorridos a partir das legislações, como reflexo de cada momento histórico do país.

Contribuir para o desenvolvimento dos profissionais que atuam na educação especial.

Discutir e apresentar as possibilidades de práticas pedagógicas na Educação Especial/Inclusiva.

Conceituação de inclusão e diversidade; padrão dominante em diferentes culturas e épocas; documentos internacionais e a garantia dos direitos dos excluídos. Legislação educacional brasileira; gênese e evolução das escolas especiais no Brasil: dever do Estado e alternativas de solução da sociedade organizada. Políticas públicas da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Alternativas para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular.

O aluno terá aulas gravadas ou em tempo real, nas quais poderá interagir de sua própria casa.
Esse módulo terá acompanhamento de um professor que será responsável pela discussão do conteúdo e pela interação, comunicação e motivação dos participantes do curso.
Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de leituras específicas e complementares, de atividades individuais e avaliações no ambiente virtual de aprendizagem.

Você irá realizar uma prova on-line com dez (10) questões objetivas, no valor de 60 pontos. Essa prova é realizada na 4ª semana de estudos, no próprio ambiente virtual de aprendizagem e você poderá consultar todo o material do curso. Você deverá alcançar, no mínimo, 70% dos pontos distribuídos na prova, ou seja, 42 pontos. Caso não consiga essa pontuação na primeira oportunidade, o sistema disponibilizará mais duas provas substitutivas, dentro do prazo já estabelecido. Atenção!!! Fique atento(a) para não perder o prazo para a realização dessa prova.

Veja, a seguir, como está atribuída a pontuação qualitativa, no módulo:

• FÓRUM 1 - 9 pontos
  • FÓRUM 2 - 9 pontos
  • PORTFÓLIO - 20 pontos
  • PARTICIPAÇÃO NAS AULAS TRANSMITIDAS EM TEMPO REAL - 1 ponto cada (são duas aulas)
  • AVALIAÇÃO ON-LINE - 60 pontos

TOTAL: 100 pontos

Não perca a oportunidade de concluir com sucesso e tranquilidade esse módulo tão interessante e instigador! Você será aprovado(a) no MÓDULO, se alcançar média igual ou superior a 70% da pontuação distribuída, ou seja, 70 pontos.

Caso seja REPROVADO no módulo, não se preocupe, pois poderá prosseguir normalmente com seus estudos. Deverá cursar este módulo em regime de DEPENDÊNCIA em paralelo com o módulo regular que estiver em oferta. No módulo de DEPENDÊNCIA, serão atribuídos 100 pontos em uma prova e o aluno será aprovado ao alcançar nota igual ou superior a 70 pontos.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário