EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS, CEGAS E COM BAIXA VISÃO

Início do curso em: 15/10/2018
Término do curso em: 14/11/2018

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA DF ES GO MA MG PA PB PE PR RJ RO RS SP Mapa do Brasil

A surdez e a sua implicação no desenvolvimento infantil. Surdez, língua e linguagem. História da educação dos surdos. Proposta de educação bilíngue. Língua brasileira de sinais? LIBRAS. O surdo e a escola. O sistema visual. Aprendizagem dos alunos com cegueira e baixa visão. Tecnologia assistiva. Atendimento educacional especializado? AEE. O Deficiente Visual. Histórico. Educação sistematizada.

OBJETIVO GERAL

- Conhecer as especificidades que envolvem a inclusão dos alunos com deficiência auditiva, visual, baixa visão ou surdocegueira, reconhecendo as diferentes atuações dos profissionais envolvidos diretamente com esse público e as possibilidades de recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos disponíveis para facilitar o acesso à informação e aprendizagem desses alunos no ambiente escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Diferenciar os papéis e limites de atuação dos profissionais envolvidos diretamente na inclusão do aluno surdo, cego, com baixa visão ou surdocegueira;

- Reconhecer a importância dos diferentes espaços educacionais para o pleno desenvolvimento dos alunos com deficiência sensorial;

- Conhecer a trajetória histórica, política e filosófica da deficiência auditiva, visual ou surdocegueira, valorizando as conquistas legais obtidas por esses grupos ao longo dos tempos;

- Refletir sobre a prática pedagógica envolvendo as especificidades dos alunos com deficiência sensorial, destacando mudanças em relação ao planejamento, flexibilização curricular, adaptação de recursos didáticos e pedagógicos e tecnologia assistiva disponível;

- Conhecer materiais adaptados que facilitam a aprendizagem dos alunos surdos, cegos, com baixa visão ou surdocegos;

Ética e o profissional na área da educação de surdos. Educação de Surdos: processos históricos, políticos e filosóficos. Pesquisas na área da educação de surdos. Legislação na área da surdez e a construção de uma política bilíngue.

Conteúdos, métodos enquanto eixo das tarefas de planejamento, direção do processo de ensino e aprendizagem e avaliação; processos de avaliação mediados pelo intérprete de língua de sinais, papéis e limites de atuação.Princípios básicos da educação da pessoa com deficiência visual. Práticas pedagógicas; Planejamento; Flexibilização curricular; Processo de escrita e leitura Braille e os instrumentos de comunicação para o deficiente visual. Avaliação funcional; Sistema Braille; Soroban; Orientação e Mobilidade; Atividades da Vida Autônomas; Caracteres Ampliados; Auxílios óticos e não-óticos. Intervenção precoce. Produção de materiais adaptados. Sistema DOSVOX. Recursos tecnológicos.

O aluno terá aulas via internet, em tempo real, que poderá assistir e interagir de sua própria casa e/ou assistir essas aulas gravadas.

Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de leituras específicas e complementares, de atividades individuais e avaliações no ambiente virtual de aprendizagem; da participação nos fóruns virtuais, permitindo ao aluno reflexões e análises sobre os conteúdos ministrados.

Neste componente, você será avaliado da seguinte forma:

São distribuídos 100 pontos no módulo:

- Participação no FÓRUM 1 = 10 pontos.
- Participação no FÓRUM 2 = 10 pontos.
- Trabalho a ser postado no PORTFÓLIO = 20 pontos.
- Avaliação on-line, com questões objetivas e randômicas (no ambiente virtual "Uniube On-line") = 60 pontos.

Para ser aprovado no componente, você deverá ter nota igual ou superior a 70 pontos.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pós Graduação e extensão a distância
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário