EXTENSÃO: AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: NOVOS DESAFIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE
Área de conhecimento
MARCIA GUIMARAES OLIVEIRA DE SOUZA

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil
Estudo sobre a evolução da tecnologia e suas consequências para a vida do homem e as possibilidades e limites na educação. Análise e discussão de questões a respeito das tecnologias de informação e comunicação (TICs), entendendo como essas tecnologias podem auxiliar e/ou prejudicar os processos de ensino e de aprendizagem. Estudo teórico-prático dos recursos computacionais utilizados na educação (aplicativos, internet, multimídia e outros).

OBJETIVO GERAL:

Analisar tendências, conceitos e recursos atuais da tecnologia como elemento facilitador da comunicação na prática pedagógica, implementando possibilidades de aplicação no contexto educativo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Reconhecer que as tecnologias interferem na forma de o homem ver e compreender o mundo.

• Identificar os desafios e as possibilidades do uso das tecnologias na educação.

• Refletir sobre "ser professor" frente às atuais tecnologias.

• Conhecer e compreender as formas de aplicação das ferramentas da Web 2.0, no processo educativo.

- A evolução das tecnologias.

- Ambientes virtuais de aprendizagem e suas ferramentas.

- Processos colaborativos de ensino e de aprendizagem.

- A WEB 2.0 e suas ferramentas a favor da educação.

O material didático indicado neste módulo estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem "Uniube On-line", constando de leituras específicas e outras atividades de enriquecimento. O módulo é composto por duas aulas transmitidas via internet, acompanhadas por um professor, o que possibilita ao aluno mais interação com o professor, a resolução de suas dúvidas e a integração com outros alunos. As atividades propostas objetivam a reflexão crítica da realidade sustentada em sólidos referenciais teóricos, permitindo a interlocução entre os professores e os cursistas. Ao final, será realizada uma avaliação on-line, no próprio ambiente do curso.

Os fóruns e a atividade que deverá postar no portfólio serão avaliados em 80 pontos, no total. Você irá realizar uma avaliação, com dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e poderá consultar todo o material indicado para estudo.

Na 4ª semana de estudos, você deverá fazer uma avaliação no valor de 20 pontos. Você deverá alcançar, no mínimo, 70% dos pontos distribuídos, ou seja, 14 pontos. Caso não consiga na primeira oportunidade, o sistema disponibilizará mais duas avaliações substitutivas, na mesma semana.

Atenção!!! Fique atento(a) para não perder o prazo para a realização da avaliação.

Veja, a seguir, como está distribuída a pontuação deste módulo:

• FÓRUM 1 - 20 pontos

• FÓRUM 2 - 20 pontos

• PORTFÓLIO - 40 pontos

• AVALIAÇÃO ON-LINE - 20 pontos

TOTAL: 100 pontos

Não perca a oportunidade de concluir com sucesso e tranquilidade esse módulo tão interessante e instigador! Você será aprovado(a) neste MÓDULO, se alcançar média igual ou superior a 70% da pontuação distribuída, ou seja,70 pontos.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário