EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A GESTÃO DA SALA DE AULA: RESILIÊNCIA
Outras Informações:
Área de conhecimento
MARCIA GUIMARAES OLIVEIRA DE SOUZA

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil
Estudo do constructo teórico e de suas aplicações no campo da educação. Resiliência e processo ensino-aprendizagem. Estratégias e recursos práticos para estimular a resiliência em sala de aula.
- Compreender o processo de construção do conceito de resiliência e suas aplicações nos diversos campos do conhecimento;

- Identificar as características e fatores de proteção e de risco associados à resiliência;

- Ampliar o escopo conceitual e técnico do professor para lidar com alunos em situação de risco e vulnerabilidade;

- Aplicar o conceito à gestão da sala de aula.

- Resiliência: conceituação, produção de conhecimento na área e aplicações na gestão da sala de aula;

- Implicações da interação entre fatores de risco e de proteção para o desenvolvimento da resiliência no contexto escolar;

- Papel da resiliência no processo ensino-aprendizagem;

- Risco, vulnerabilidade e resiliência: demandas emergentes em sala de aula;

- Estratégias para desenvolvimento de habilidades e competências associadas à resiliência no cotidiano da sala de aula.

O fluxo do processo ensino-aprendizagem se dará a partir da apreensão individual do tema através de estudo teórico, seguido pelo compartilhamento do conhecimento através de discussões em fóruns e pelo aprofundamento através de: aulas online, pesquisa individual, produção de material instrucional, avaliação por pares, elaboração de instrumento diagnóstico. Como forma de consolidar o conhecimento adquirido, o aluno redigirá em portfólio um diário do seu percurso durante o módulo e realizará prova objetiva.

- Fóruns de discussão. Critérios: quantidade de participações com pertinência nas contribuições (articulação adequada da postagem ao tema do fórum, consistência teórica, evitando repetições e comentários redundantes), atitude cooperativa (participações a partir das colaborações dos colegas), comunicação assertiva (dizer o que precisa ser dito, de forma proativa e construtiva). Valor total: 40 pontos (20 pontos cada fórum).

- Portfólio: Pesquisa individual. Critérios: consistência teórica da pesquisa realizada; cumprimento da tarefa dentro do prazo; contribuição efetiva para ampliação do conhecimento do grupo. Valor: 5 pontos. Produção de material instrucional (ppt). Critérios: consistência teórica, adequação dos recursos de imagem e áudio ao conteúdo, pontualidade no cumprimento da tarefa. Valor: 5 pontos. Avaliação por pares (em portfólio). Critérios: cumprimento da atividade no prazo estabelecido, adequada articulação entre teoria e prática, consistência teórica, comunicação assertiva. Valor: 5 pontos. Diário de bordo. Critérios: qualidade do processo de introspecção e reflexão acerca da própria experiência traduzida em insights e novas compreensões acerca das questões cotidianas associadas ao tema; pontualidade no cumprimento da tarefa.Valor: 10 pontos. Elaboração de instrumento diagnóstico. Critérios: disponibilidade para o trabalho colaborativo, criatividade expressa em colaborações que apontem novas ideias e caminhos, pontualidade no cumprimento da tarefa. Valor: 15 pontos.

Prova Objetiva: Critérios: acerto de pelo menos 70% das questões. Valor: 20 pontos.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário