EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A GESTÃO DA SALA DE AULA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Outras Informações:
Área de conhecimento
MARCIA GUIMARAES OLIVEIRA DE SOUZA

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil
ETAPA 1
Disciplinas Carga Horária
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A GESTÃO DA SALA DE AULA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 40
Total  40
Última data de atualização: 30/08/2017.
Estudo do constructo teórico e de suas aplicações no campo da educação. Estratégias e recursos práticos para estimular o desenvolvimento das habilidades e competências associadas à inteligência emocional na gestão da sala de aula.
- Compreender a teoria da Inteligência Emocional e suas aplicações à prática docente.

- Compreender os mecanismos do fluxo neuropsicológico das emoções e apropriar-se de recursos para sua modelagem.

- Identificar as potencialidades e dificuldades em lidar com as próprias emoções e suas repercussões sobre a prática docente.

- Aprender a realizar análise das competências e habilidades associadas à inteligência emocional.

- Aprender atividades que estimulam a inteligência emocional e que podem ser realizadas em sala de aula.

- Inteligência emocional: conceituação, produção de conhecimento na área e aplicações no campo da educação.

- Fluxo psicofisiológico de produção das emoções e suas implicações no processo saúde-doença e na qualidade das relações interpessoais.

- Associações entre inteligência emocional e processo ensino-aprendizagem.

- Inteligência Emocional como caminho de formação integral para a vida.

- Estratégias para desenvolvimento de competências associadas à Inteligência Emocional em sala de aula.

O curso é ministrado no ambiente virtual (Uniube On-Line). O fluxo do processo ensino-aprendizagem se dará a partir da apreensão individual do tema através de estudo teórico, seguido pelo compartilhamento do conhecimento através de discussões em fóruns e pelo aprofundamento através de: análise individual do feedback do professor acerca de instrumento diagnóstico, aulas on-line, pesquisa e construção colaborativa de manual em portfólio, compartilhamento de experiências em portfólio, discussão em fórum das experiências relatadas nos portfólios. Como forma de consolidar o conhecimento adquirido, o aluno redigirá em portfólio um diário de seu percurso durante o módulo e realizará prova objetiva.

A avaliação será feita por meio de:

- Fóruns de discussão. Critérios: quantidade de participações com pertinência nas contribuições, atitude cooperativa. Valor total: 40 pontos (20 pontos cada fórum).

- Análise de feedback e postagem em portfólio. Critérios: cumprimento da atividade no prazo estabelecido, adequada articulação entre teoria e prática, qualidade do processo reflexivo traduzida em novas compreensões e autoconhecimento. Valor: 40 pontos.

- Prova Objetiva (on-line). Critérios: acerto de, pelo menos, 70% das questões. Valor: 20 pontos.

Para ser aprovado(a) o(a) aluno(a) deverá alcançar, no mínimo, 70% da pontuação distribuída.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário