EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A GESTÃO DA SALA DE AULA: LIDERANÇA A SERVIÇO
Outras Informações:
Área de conhecimento
MARCIA GUIMARAES OLIVEIRA DE SOUZA

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil
Estudo do constructo teórico e de suas aplicações no campo da educação. Estratégias e recursos práticos para estimular o desenvolvimento das habilidades e competências associadas à liderança a serviço e sua aplicação na gestão da sala de aula.

- Compreender o conceito de liderança a serviço aplicada à prática docente;

- Identificar o próprio estilo de liderança, seus pontos fortes e a serem desenvolvidos;

- Identificar o próprio estilo motivacional e suas repercussões sobre o processo ensino-aprendizagem de seus alunos;

- Utilizar os conceitos de liderança como facilitador, fomentando os esforços coletivos, a coesão e o trabalho em equipe.

- Compreender os constructos teóricos e técnicos de Maslow;

- Aplicar os conhecimentos adquiridos em prol da ressignificação de situações adversas e a modelagem das habilidades de liderança.

- Liderança a serviço: conceituação, produção de conhecimento na área e aplicações na gestão da sala de aula.

- Estilos de liderança e suas implicações na formação de vínculos de compromisso em sala de aula e no processo ensino-aprendizagem.

- Estilos de liderança com base em modelos arquetípicos: um caminho para o desenvolvimento de habilidades para a gestão da sala de aula.

- Estratégias para desenvolvimento de habilidades e competências associadas à liderança no cotidiano da sala de aula.

O curso é totalmente on-line, no ambiente virtual (Uniube On-line). O fluxo do processo ensino-aprendizagem se dará a partir da apreensão individual do tema através de estudo teórico, seguido pelo compartilhamento do conhecimento através de discussões em fóruns e pelo aprofundamento através de: análise individual do feedback do professor acerca de instrumento diagnóstico, aulas on-line, pesquisa e construção colaborativa de manual em portfólio, compartilhamento de experiências em portfólio, discussão em fórum das experiências relatadas nos portfólios. Como forma de consolidar o conhecimento adquirido, o aluno redigirá em portfólio um diário de seu percurso durante o módulo e realizará prova objetiva.

A avaliação será feita por meio de:

- Fóruns de discussão. Critérios: quantidade de participações com pertinência nas contribuições, atitude cooperativa. Valor total: 40 pontos (20 pontos cada fórum).

- Análise de feedback e postagem em portfólio. Critérios: cumprimento da atividade no prazo estabelecido, adequada articulação entre teoria e prática, qualidade do processo reflexivo traduzida em novas compreensões e autoconhecimento. Valor: 40 pontos.

- Prova Objetiva (on-line): Critérios: acerto de pelo menos 70% das questões. Valor: 20 pontos.

O(A) aluno(a) será considerado(a) aprovado(a), caso alcance, no mínimo, 70% da nota distribuída.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário