EXTENSÃO EM PROCESSOS DE PLANEJAMENTO: GERENCIAMENTO DE RISCOS
Área de conhecimento
EDUARDO SILVA GOUVEA

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil
"Processos de Planejamento: Gerenciamento de Riscos" aborda detalhadamente quais processos devem ser desenvolvidos para um correto planejamento dos Riscos de um projeto. Serão realizados planejamento do gerenciamento de riscos, identificação e categorização de riscos, análise qualitativa de riscos, análise quantidade de riscos e planejamento de respostas a riscos.
Este módulo possui como objetivos levantar todos os passos para desenvolver um plano de identificação e análise de riscos em um projeto.
Desenvolver o planejamento do gerenciamento de riscos, identificação e categorização de riscos, análise qualitativa de riscos, análise quantidade de riscos e planejamento de respostas a riscos.
A metodologia abordada será através de textos explicativos que compõem cada aula, além da disponibilização de links com indicações de leituras complementares. O aluno deverá ler todos os textos de forma a se preparar para a aula, que será transmitida via internet.
O material didático indicado neste módulo estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem Uniube On-line?, constando de leituras específicas e outras atividades de enriquecimento.
O módulo é composto por duas aulas transmitidas via internet, em tempo real, o que possibilita ao aluno mais interação com o professor, a resolução imediata de suas dúvidas e a integração com outros alunos.
As atividades propostas objetivam a reflexão crítica da realidade sustentada em sólidos referenciais teóricos, permitindo a interlocução entre o professor e os cursistas.
Ao final, será realizada uma avaliação on-line, no próprio ambiente do curso.
A avaliação desse módulo será formativa e somativa, no ambiente virtual de aprendizagem ? Uniube On-line. Será constituída da participação nos FÓRUNS, para acompanhamento do desenvolvimento conceitual, procedimental e atitudinal ao longo das interações, do cumprimento das atividades avaliativas propostas e da qualidade das reflexões e interferências registradas.
Finalizando nossa jornada de estudos, reflexões e debates neste módulo, você realizará uma avaliação on-line, contendo dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e você deve estar com todo o material de estudo em mãos.

A pontuação, no módulo, será distribuída da seguinte forma:
- 40 pontos = no desempenho e na participação no ambiente (atuação nas ferramentas de comunicação e interação). Confira como ficará essa pontuação a seguir.

ATIVIDADES - PONTUAÇÃO - OBSERVAÇÕES

- Portfólio 20 pontos Monte o FMEA para pelo menos 4 riscos identificados na fase de planejamento de um projeto de construção de 10 casas populares.

- Fórum 1 10 pontos Tema: Como tabelas e gráficos de distribuição de probabilidade podem ser utilizados como estimadores de risco?

- Fórum 2 10 pontos Tema: Por que muitas empresas relutam em praticar a gerência de risco?

- 60 Pontos = na avaliação on-line (questões objetivas).

TOTAL DO MÓDULO = 100 PONTOS.

CASO VOCÊ NÃO ALCANCE 70% (42 pontos) DA PONTUAÇÃO DISTRIBUÍDA NA AVALIAÇÃO ON-LINE, você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas para aprovação no módulo, que serão disponibilizadas assim que você finalizar a avaliação e o sistema computar sua nota. Lembre-se de que você poderá estar com o seu material de estudos em mãos ao realizar essa avaliação.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário