EXTENSÃO EM LIDERANÇA, COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Área de conhecimento
EDUARDO SILVA GOUVEA

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil

Este módulo aborda detalhadamente todo o conteúdo necessário que possibilitará ao aluno identificar os fatores necessários para uma boa liderança com relação à equipe de um projeto e ao mesmo tempo proporcionar habilidades de comunicação para uma correta transmissão de informações e entender o processo interativo e didático que deve ser utilizado em um ambiente de projetos.

Aborda também todo o conteúdo necessário que possibilitará ao aluno identificar fatores críticos para adquirir as habilidades necessárias para negociação em projetos e administrar os conflitos inevitáveis que surgem neste ambiente.

Este módulo possui como objetivos discutir os elementos de um ambiente de negociação, liderança e comunicação interpessoal.

• Definição de conflito.

• O processo do conflito.

• Relações entre grupos e pessoas.

• Estratégias para estimular o trabalho em equipe.

• Problemas relacionados ao trabalho em equipe.

• Estratégias de negociação; Tipos de negociação.

O curso se dará por meio de textos explicativos que compõem cada aula, além da disponibilização de links com indicações de leituras complementares. O aluno deverá ler todos os textos bem como assistir aos vídeos das aulas.

O material didático indicado neste módulo estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem ?Uniube On-line?, constando de leituras específicas e outras atividades de enriquecimento.

O módulo conta, também, com duas vídeoaulas.

As atividades propostas objetivam a reflexão crítica da realidade sustentada em sólidos referenciais teóricos, permitindo a interlocução entre o professor e os cursistas.

Ao final, será realizada uma avaliação on-line, no próprio ambiente do curso.

A avaliação desse módulo será formativa e somativa, no ambiente virtual de aprendizagem – Uniube On-line. Será constituída da participação nos FÓRUNS, para acompanhamento do desenvolvimento conceitual, procedimental e atitudinal ao longo das interações, do cumprimento das atividades avaliativas propostas e da qualidade das reflexões e interferências registradas.

Finalizando nossa jornada de estudos, reflexões e debates no módulo Liderança, Comunicação Interpessoal e Administração de Conflitos, você realizará uma avaliação on-line, contendo dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e você deve estar com todo o material de estudo em mãos.

A pontuação, no módulo, será distribuída da seguinte forma:

- 40 pontos = no desempenho e na participação no ambiente (atuação nas ferramentas de comunicação e interação). Confira como ficará essa pontuação no quadro a seguir.

ATIVIDADES

PONTUAÇÃO

OBSERVAÇÕES

Portfólio

20 pontos

Fórum 1

10 pontos

Tema: Situações causadoras de conflitos em projetos.

Fórum 2

10 pontos

- Tema: Cite uma situação de conflito que vivenciou em sua vida profissional e classifique o tipo de negociação utilizada.

- 60 Pontos = na avaliação on-line (questões objetivas).

CASO VOCÊ NÃO ALCANCE 70% (42 pontos) DA PONTUAÇÃO DISTRIBUÍDA NA AVALIAÇÃO ON-LINE, você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas para aprovação no módulo, que serão disponibilizadas assim que você finalizar a avaliação e o sistema computar sua nota. Lembre-se de que você poderá estar com o seu material de estudos em mãos ao realizar essa avaliação.

Total de pontos distribuídos no módulo = 100 pontos.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário