EXTENSÃO EM FUNDAMENTOS DE MARKETING
Área de conhecimento
EDUARDO SILVA GOUVEIA

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil
O módulo de Fundamentos de Marketing aborda detalhadamente todo o conteúdo necessário para apresentar ao aluno o conceito de marketing, as variáveis externas que influenciam o comportamento do consumidor no processo de tomada de decisão de compra, tratar o conceito de segmentação do mercado e discutir temas como concorrência estratégica, planejamento e gestão de marketing.
Os objetivos deste módulo são de apresentar ao aluno os conceitos fundamentais sobre Marketing para elaboração e acompanhamento de projetos. Ao final do módulo, espera-se que o aluno seja capaz de desenvolver um planejamento estratégico de Marketing e utiliza-lo durante todo o ciclo de desenvolvimento do projeto.

Introdução ao conceito de marketing;
Segmentação de Mercado,
Pesquisa de Marketing;
Segmentação de mercado,
Critérios de segmentação e Posicionamento;
Estratégias do composto mercadológico;
Concorrência, planejamento e estratégias.

A metodologia abordada será através de textos explicativos que compõem cada aula, além da disponibilização de links com indicações de leituras complementares. O módulo é composto por duas aulas transmitidas via internet. O aluno deverá ler todos os textos de forma a se preparar para a aula.
O material didático indicado neste módulo estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem "Uniube On-line", constando de leituras específicas e outras atividades de enriquecimento.
As atividades propostas objetivam a reflexão crítica da realidade sustentada em sólidos referenciais teóricos, permitindo a interlocução entre o professor e os cursistas.
Ao final, será realizada uma avaliação on-line, no próprio ambiente do curso.

A avaliação desse módulo será formativa e somativa, no ambiente virtual de aprendizagem "Uniube On-line".

A avalização formativa acontecerá por meio das discussões nos fóruns e da atividade proposta para o portfólio.

Finalizando nossa jornada de estudos, reflexões e debates do módulo, você realizará uma avaliação on-line, contendo dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e você deve estar com todo o material de estudo em mão.

Portanto, a pontuação, no módulo, será distribuída da seguinte forma:

- Fórum 1: 10 pontos.

- Portfólio: 20 pontos.

- Fórum 2: 10 pontos.

- Avaliação On-line: 60 pontos.

Obs: Caso não alcance 70% da pontuação atribuída na avaliação on-line você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas para aprovação no módulo, que serão disponibilizadas assim que você finalizar a avaliação e o sistema computar sua nota.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário