EXTENSÃO EM PROCESSOS DE PLAJAMENTO: GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES
Área de conhecimento
EDUARDO SILVA GOUVEIA

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil
O módulo de Processos de planejamento e gerenciamento das comunicações aborda detalhadamente o que deve ser considerado na fase de Iniciação de um projeto e quais processos devem ser desenvolvidos para uma comunicação efetiva dentre todos os envolvidos no projeto.
Os objetivos deste módulo são de apresentar ao aluno os Processos de Gerenciamento de Comunicações do projeto de forma que o mesmo, ao final do módulo, seja capaz de desenvolver um plano de gerenciamento de comunicações, saber decidir sobre quais métodos e tecnologias de comunicação são necessários para cada tipo de informação que deve ser transmitida e saber gerenciar a comunicação durante todo o ciclo de desenvolvimento do projeto.
? Modelos de Comunicação

? Métodos de Comunicação

? Ferramentas de Comunicação

? Tecnologias utilizadas para comunicação e como escolher a mais adequada

? Critérios para escolher a melhor forma de gerenciar as comunicações

? Ferramentas e Técnicas para gerenciaras as comunicações

? Processos de Gerenciamento de Comunicações;

A metodologia abordada será através de textos explicativos que compõem cada aula, além da disponibilização de links com indicações de leituras complementares. O aluno deverá ler todos os textos de forma a se preparar para a aula, que será transmitida via internet.

O material didático indicado neste módulo estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem ?Uniube On-line?, constando de leituras específicas e outras atividades de enriquecimento.

O módulo é composto por duas aulas transmitidas via internet, em tempo real, o que possibilita ao aluno mais interação com o professor, a resolução imediata de suas dúvidas e a integração com outros alunos.

As atividades propostas objetivam a reflexão crítica da realidade sustentada em sólidos referenciais teóricos, permitindo a interlocução entre o professor e os cursistas.

Ao final, será realizada uma avaliação on-line, no próprio ambiente do curso.

A avaliação desse módulo será formativa e somativa, no ambiente virtual de aprendizagem ? Uniube On-line. Essa avaliação será constituída da participação nos FÓRUNS, para acompanhamento do desenvolvimento conceitual, procedimental e atitudinal ao longo das interações, do cumprimento das atividades avaliativas propostas e da qualidade das reflexões e interferências registradas.

Finalizando nossa jornada de estudos, reflexões e debates no módulo de Fundamentos da Gestão de Projetos, você realizará uma avaliação on-line, contendo dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e você deve estar com todo o material de estudo em mãos.

A pontuação, no módulo, será distribuída da seguinte forma:

- 20 pontos = no desempenho e na participação no ambiente (atuação nas ferramentas de comunicação e interação). Confira como ficará essa pontuação a seguir.

Portfólio: 12 pontos - Plano de Gerenciamento das Comunicações

Fórum 1: 4pontos - Tema: Políticas de gerenciamento das comunicações nas empresas

Fórum 2: 4 pontos - Tema: Relatório de desempenho x Informações sobre o desempenho do trabalho

- 80 Pontos = na avaliação on-line (questões objetivas).

Total = 100 pontos.

CASO VOCÊ NÃO ALCANCE 70% (56 pontos) DA PONTUAÇÃO DISTRIBUÍDA NA AVALIAÇÃO ON-LINE, você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas para aprovação no módulo, que serão disponibilizadas assim que você finalizar a avaliação e o sistema computar sua nota. Lembre-se de que você poderá estar com o seu material de estudos em mãos ao realizar essa avaliação.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário