EXTENSÃO EM PROCESSOS DE INICIAÇÃO E PLANEJAMENTO DO ESCOPO DE UM PROJETO
Área de conhecimento
EDUARDO SILVA GOUVEIA

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil

O módulo de Planejamento do Escopo de um Projeto aborda detalhadamente o que deve ser considerado na fase de Iniciação de um projeto e quais processos devem ser desenvolvidos para uma correta definição do escopo de um projeto.
Processos de Iniciação do Projeto é o desenvolvimento do Termo de Abertura do Projeto.

Os objetivos deste módulo são de apresentar ao aluno os processos de gerenciamento de escopo e planejamento do escopo do projeto de forma que o mesmo, ao final do módulo, seja capaz de desenvolver o termo de abertura de um projeto, discutir atividades de um projeto junto com uma equipe adequada, além de monitorar e controlar as mudanças.

- Processos de gerenciamento de escopo e planejamento do escopo do projeto;
- definição do escopo do projeto;
- criação da Estrutura Analítica do Projeto;
- criação do sistema de controle de mudanças do escopo.

A metodologia abordada será através de textos explicativos que compõem cada aula, além da disponibilização de links com indicações de leituras complementares. O aluno deverá ler todos os textos de forma a se preparar para a aula, que será transmitida via internet.
O material didático indicado neste módulo estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem "Uniube On-line", constando de leituras específicas e outras atividades de enriquecimento.
O módulo é composto por duas aulas transmitidas via internet, em tempo real, o que possibilita ao aluno mais interação com o professor, a resolução imediata de suas dúvidas e a integração com outros alunos.
As atividades propostas objetivam a reflexão crítica da realidade sustentada em sólidos referenciais teóricos, permitindo a interlocução entre o professor e os cursistas.
Ao final, será realizada uma avaliação on-line, no próprio ambiente do curso.

A avaliação desse módulo será formativa e somativa, no ambiente virtual de aprendizagem "Uniube On-line".

A avalização formativa acontecerá por meio das discussões nos fóruns e da atividade proposta para o portfólio.

Finalizando nossa jornada de estudos, reflexões e debates no módulo "Planejamento do escopo de um projeto", você realizará uma avaliação on-line, contendo dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e você deve estar com todo o material de estudo em mão.

Portanto, a pontuação, no módulo, será distribuída da seguinte forma:

- Fórum 1: 10 pontos.

- Portfólio: 20 pontos.

- Fórum 2: 10 pontos.

- Avaliação On-line: 60 pontos.

Obs: Caso não alcance 70% da pontuação atribuída na avaliação on-line você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas para aprovação no módulo, que serão disponibilizadas assim que você finalizar a avaliação e o sistema computar sua nota.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário