EXTENSÃO EM RELAÇÕES SOLO- ÁGUA - PLANTA -ATMOSFERA
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
LEONARDO CAMPOS DE ASSIS

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil
Propriedades físicas da agua. Estado energético da água no sistema solo-planta-atmosfera. O sistema radicular das plantas e suas funções. Relações água-solo. Relações água-planta. Absorção de água e crescimento plantas submetidas a condições especiais.
OBJETIVO GERAL

Desenvolver um conhecimento integrado do sistema solo-água-planta-atmosfera, direcionado ao manejo e uso eficiente da água em sistemas agrícolas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Apresentar a Importância do sistema solo-água-planta, Propriedades físicas da água e Comportamento da água no interior das plantas.

- Compreender os processos de movimento, potencial de água no solo e fatores do solo que influenciam s disponibilidade de água para as plantas.

- Estudar o Movimento da água no solo, Evapotranspiração e Coeficiente de Cultura, Eficiência do uso da água, Sistema contínuo água-planta-atmosfera.

- Aplicações práticas do manejo integrado do sistema solo-água-planta-atmosfera.

- Água: Estrutura, Propriedades, Soluções Aquosas e Potencial químico.

- O Sistema Solo-Água: Retenção e armazenamento de água.

- Método para se medir o teor e o potencial da água em solos saturados e não saturados.

- Clima: Evapotranspiração e Balanço de hídrico.

- Eficiência de uso da água e absorção de água pelas plantas.

- Transpiração e Necessidades hídricas das plantas comerciais.

O material didático indicado neste módulo estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem ?Uniube On-line?, constando de leituras específicas e outras atividades de enriquecimento.

O módulo é composto por duas aulas transmitidas via internet, em tempo real, o que possibilita ao aluno mais interação com o professor, a resolução imediata de suas dúvidas e a integração com outros alunos.

As atividades propostas objetivam a reflexão crítica da realidade sustentada em sólidos referenciais teóricos, permitindo a interlocução entre os professores e os cursistas.

Ao final, será realizada uma avaliação on-line, no próprio ambiente do curso.

Sua participação nos fóruns e a atividade que deverá postar no portfólio serão avaliados em 40 pontos, no total.

Na 4ª semana de estudos, você deverá fazer uma avaliação no valor de 60 pontos. Você irá realizar uma avaliação, com dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e poderá consultar todo o material indicado para estudo.

Você deverá alcançar, no mínimo, 70% dos pontos distribuídos, ou seja, 42 pontos. Caso não consiga na primeira oportunidade, o sistema disponibilizará mais duas avaliações substitutivas, na mesma semana.

Atenção!!! Fique atento(a) para não perder o prazo para a realização da avaliação.

Veja, a seguir, como está distribuída a pontuação deste módulo:

ATIVIDADES PONTUAÇÃO OBSERVAÇÕES

Fórum 1: 10 pontos - Ler o artigo e responder as questões

Fórum 2: 10 pontos - Resenha

Portfólio: 20 pontos - Exercício

Avaliação on-line: 60 pontos

Total: 100 pontos

Não perca a oportunidade de concluir com sucesso e tranquilidade esse módulo tão interessante e instigador!

Você será aprovado(a) neste MÓDULO, se alcançar média igual ou superior a 70% da pontuação distribuída, ou seja,70 pontos.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário