AGRESSÃO - DEFESA - ADAPTAÇÃO - DOENÇA I
|
216
|
AGRESSÃO - DEFESA - ADAPTAÇÃO - DOENÇA II |
186
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
72
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
72
|
CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS I
|
126
|
CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS II
|
84
|
CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS III |
42
|
CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS I |
276
O componente curricular Ciências Morfológicas I objetiva capacitar o aluno a identificar, interpretar, analisar e correlacionar a organização estrutural macroscópica e microscópica do corpo humano, com os processos biológicos básicos do desenvolvimento e da estrutura das células e tecidos. Deverá ainda capacitar e propiciar estratégias de trabalho em equipe, desenvolvendo o espírito de cooperação e respeito mútuo. Inserir o aluno no contexto laboratorial de estudo e/ou pesquisas, propiciando o desenvolvimento adequado de tarefas específicas, em consonância à diversidade dos conteúdos, e a utilização adequada da linguagem científica pertinente ao conteúdo.
|
CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS II
|
276
|
CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS III |
186
|
CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS IV |
114
|
CLÍNICA CIRÚRGICA I |
102
|
CLÍNICA CIRÚRGICA II |
152
|
CLÍNICA MÉDICA I |
152
|
CLÍNICA MÉDICA II |
162
|
CLÍNICA MÉDICA III |
147
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
96
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
EXT.: ALONGUE-SE |
72
Objetivos Gerais:
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais;
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso;
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade;
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso;
- Favorecer a integração entre ensino e extensão, onde os alunos, atentos as necessidades da comunidade interna e externa, poderão aplicar na prática, conceitos desenvolvidos na teoria, contribuindo assim, para sua formação por meio da construção do conhecimento pautada na integração teoria-prática.
Objetivos Específicos:
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais;
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais;
- Proporcionar a comunidade interna e externa um cenário de práticas voltadas para o bem-estar e qualidade de vida por meio de técnicas de alongamento que visam manter e ampliar a flexibilidade articular e muscular e conscientização corporal, tendo em vista, que a redução da flexibilidade é um fator favorável para desconfortos musculoesqueléticos e perdas funcionais;
- Ofertar exercícios físicos orientados de alongamento aos colaboradores e discentes da Universidade, aos coloboradores do Hospital Universitário Mário Palmério (MPHU) e à comunidade externa, visando a interação e formação de vínculos, o bem-estar, a elevação da autoestima e a promoção da qualidade de vida através de uma intervenção humanizada e colaborativa;
- Avaliar a condição física musculoesquelética dos participantes do projeto por meio de instrumentos avaliativos e registros de coleta de dados;
- Estimular a prática de exercícios físicos de alongamento, fortalecimento muscular e relaxamento com vistas à melhora da qualidade de vida geral e no ambiente de trabalho;
- Promover atividades de socialização e interação entre os colaboradores e acadêmicos dos cursos envolvidos proporcionando trocas de experiências e vínculos socioafetivos;
- Contribuir para a prevenção e redução de queixas álgicas e afastamentos por distúrbios musculoesqueléticos;
- Preparar os alunos envolvidos no projeto para atuar com práticas de alongamento corporal;
- Desenvolver o senso crítico dos alunos envolvidos e a capacidade de planejamento de atividades a partir de estudos pautados na leitura e interpretação de textos científicos que abranjam temas voltados à metodologias de treinamento de flexíbilidade e melhoria da qualidade de vida proporcionada pelos exercícios físicos.
|
EXT.: AMIZADE COMPATÍVEL - UMA DOAÇÃO PARA A VIDA |
72
Objetivos Gerais:
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso;
Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade;
Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso;
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Abordar de forma humanizada a temática doação de sangue e de medula óssea
Objetivos Específicos:
-Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
-Participar de ações extensionistas na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
- Avaliar os componentes curriculares em estudo e as possibilidades de aplicação de conhecimentos nos contextos sociais com o intuito de contribuir para o enriquecimento da proposta pedagógica do Curso.
- Perceber a articulação entre ensino/pesquisa /extensão no processo pedagógico do curso que se concretiza de modo interdisciplinar nas dimensões da política, da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura.
- Avaliar as vivências realizadas nos programas e projetos de extensão.
|
EXT.: ANATOMIA EM CORES |
72
|
EXT.: ATENÇÃO INTEGRAL AO DIABÉTICO |
72
|
EXT.: EXERCITE HIPER |
72
Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso.
Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Proporcionar a comunidade interna e externa um cenário de prescrição de exercício físico, orientado pelas diretrizes internacionais e nacionais, voltadas para a saúde e qualidade de vida por meio de exercícios físicos aeróbio e resistido que visam melhora da aptidão física e controle fisiopatológico.
Objetivos específicos:
-Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
_Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
_ Ofertar exercício físico, orientado
_ Preparar os alunos para atuar na prescrição de exercício físico para um público em específico.
_Desenvolver o senso críticos e o planejamento de atividades a partir de estudos pautados na leitura interpretação de textos científicos que abranjam temas voltados à prescrição de Exercício para hipertensos, bem como as avaliações física e funcional para este público.j
|
EXT.: FÓRMULA DE CUIDADO |
72
Objetivos Gerais:
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso;
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade;
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso;
- Prevenir doenças de alta incidência na população e desta forma promover a saúde da mesma através do desenvolvimento de campanhas educativas na comunidade interna e externa,
- Promover o uso racional de medicamentos.
Objetivos Específicos:
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
- Complementar o desenvolvimento da formação profissional dos alunos da área da saúde, aprimorando suas habilidades relacionadas a prática do cuidado ao paciente;1
- Realizar campanhas educativas para promoção da saúde abordando condições de alta prevalência na sociedade como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, fotoeducação, armazenamento e descarte de medicamentos bem como o uso racional destes medicamentos.
- Realizar campanhas de rastreamento em saúde.
|
EXT.: INFORMAÇÃO QUE TRANSFORMA |
72
|
EXT.: JARDIM DE AROMAS |
72
|
EXT.: SIMPAE - SERVIÇO DE INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS |
72
Objetivos Gerais:
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso;
Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade;
Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso;
Realizar ações de informações/ educação e esclarecer dúvidas quanto ao uso de medicamentos que contribuam com a promoção do uso racional de medicamentos para a comunidade.
Objetivos Específicos:
O aluno extensionista deverá estar apto a:
- -Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
Realizar pesquisas efetivas sobre medicamentos em fontes acessíveis e confiáveis;
- Realizar a redação de respostas compreensíveis, respeitosas e pautadas no uso racional de medicamentos das perguntas recebidas pelo projeto;
- Propor, planejar e executar ações de informações/ educação para a comunidade que promovam o uso racional de medicamentos
|
EXT.: STREET STORE - AMIGOS DO IGOR LOMBARDI PENHALVER |
72
|
EXT.: SUPORTE BÁSICO DE VIDA |
72
Objetivos Gerais:
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso;
Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade;
Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso;
Fazer com que os acadêmicos dos cursos da área da Saúde da Universidade de Uberaba adquiram um contato precoce com o Suporte Básico de Vida, em um núcleo de educação permanente de modo a aprimorar essas condutas
Disseminar informações e condutas básicas de Suporte Básico de Vida para o maior número de indivíduos da comunidade.
Objetivos Específicos:
-Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
-Despertar nos alunos dos cursos da área da Saúde da Universidade de Uberaba o interesse em aprimorar o conhecimento e a prática, diante das manobras preconizadas pelo SBV
- Fazer parceria com diversas instituições, especialmente aquelas envolvidas com grande número de pessoas, com o intuito de treinar a população em SBV
- Disseminar conteúdos de suporte básico de vida para os jovens estudantes do ensino médio e seus professores, para os colaboradores e alunos da Universidade de Uberaba que pertençam a diferentes áreas do conhecimento e para a comunidade em geral, tornando-os uma ferramenta propagadora desses conceitos para as famílias e para a comunidade como um todo, a fim de que cada vez mais pessoas sejam capazes de prestar atendimentos pré-hospitalares básicos em emergências;
|
EXT.: VELHO AMIGO |
72
Objetivos Gerais:
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso;
Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade;
Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso;
Possibilitar ao acadêmico da área da saúde o despertar da humanização através do contato com o idoso institucionalizado e em vida comunitária.
Objetivos Específicos:
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
- Promover contato direto do acadêmico com pessoas acima de 60 anos institucionalizados e em vida comunitária
- Instigar no acadêmico, através da promoção de cuidados aos idosos, a visão holística do cuidado em saúde.
- Promover a atenção à saúde bucal dos idosos institucionalizados e em vida comunitária, através da prevenção e promoção de saúde objetivando, assim, uma melhor qualidade de vida
- Permitir que o acadêmico aprenda a lidar com diferentes situações e sentimentos, como forma de incitar o aprendizado pessoal e a criatividade.
- Verificar as deficiências encontradas na instituição e na vida comunitária para promover capacitações e resoluções cabíveis.
|
EXT.: VIVENDO O ATLETISMO |
72
Objetivos Gerais:
Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso;
Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade;
Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso;
Proporcionar a vivência e iniciação esportiva na modalidade Atletismo para crianças e adolescentes (06 a 13 anos).
Objetivos Específicos:
- Desenvolver habilidades motoras básicas (correr, saltar, arremessar, lançar).
- Desenvolver e otimizar capacidades físicas (resistência, força, flexibilidade, agilidade, etc).
- Promover uma melhor qualidade de vida.
- Expor a importância de um estilo de vida saudável e ativo.
- Ensinar através do esporte aspectos éticos sociais (respeito, solidariedade, amizade, espírito de equipe).
- Para os alunos (graduandos em educação física), proporcionar a experiência e possibilidade de relacionar a teoria com a prática.
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
FARMACOLOGIA I
|
42
|
FARMACOLOGIA II
|
72
|
FARMACOLOGIA III
|
72
O componente curricular Farmacologia III se inclui no ciclo intermediário e apresenta conteúdos de farmacologia que contribuem para a formação do aluno sobre aspectos aplicados da farmacologia no dia-a-dia da atividade profissional, de modo que o aluno obtenha competência de analisar quais opções de medicações existem e possa iniciar a aplicação destes conhecimentos considerando aspectos da realidade social e econômica dos indivíduos e da epidemiologia de doenças prevalentes na região. Com esta perspectiva, o componente enfoca a prescrição racional de medicamentos considerando a medicina baseada em evidências e atualização em terapêutica das doenças prevalentes, abordando os fármacos que atuam no sistema cardiovascular, fármacos anti-diabéticos, fármacos que atuam no trato gastrointestinal, SNC, na coagulação sanguínea e nas dislipidemias.
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
96
Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
|
GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA I |
122
|
GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA II |
102
|
HUMANIDADES MÉDICAS
|
42
|
INTERNATO EM CLÍNICA CIRÚRGICA GERAL |
384
|
INTERNATO EM CLÍNICA CIRÚRGICA ORTOPÉDICA |
192
|
INTERNATO EM CLÍNICA MÉDICA I |
384
O aluno deverá adquirir habilidades para realizar atenção ampla à saúde, com vistas ao estabelecimento do diagnóstico, orientação terapêutica e do prognóstico, complementando o aprendizado e desenvolvendo atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão nos locais estabelecidos. Consolidar a importância da relação médico – paciente, do trabalho em equipes multidisciplinares e dos princípios éticos no contexto da medicina contemporânea.
Propiciar conhecimentos e habilidades solicitar exames complementares essenciais para a definição diagnóstica, considerando a superioridade do método clínico, a especificidade e sensibilidade dos métodos complementares de diagnóstico e a relação de custo benefício dos mesmos na atenção direta à saúde do adulto e do idoso. Adquirir capacidade para o atendimento em clínica geral tanto das patologias crônicas quanto os casos agudos que buscam atendimento na Atenção Primária (consultas eletivas e pronto atendimento).
|
INTERNATO EM CLÍNICA MÉDICA II |
192
|
INTERNATO EM ESPECIALIDADES ELETIVAS |
192
|
INTERNATO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA I |
384
|
INTERNATO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA II |
192
|
INTERNATO EM MEDICINA DE URGÊNCIA |
384
|
INTERNATO EM MEDICINA INTERNA |
384
|
INTERNATO EM PEDIATRIA I |
384
|
INTERNATO EM PEDIATRIA II |
384
|
INTERNATO EM SAÚDE COLETIVA E SAÚDE MENTAL |
192
|
INTERNATO EM SAÚDE COLETIVA I |
384
- O exercício da integralidade e da clínica ampliada na interlocução entre indivíduo/sociedade (contextualização na coletividade e suas dimensões histórica, social, política, cultural, ambiental, intersubjetiva, dentre outras).
- A vivência de situações nas quais haja interlocução com as áreas de vigilância em saúde, gestão, planejamento e participação/controle social, estimulando a experiência multiprofissional no processo de cuidado.
- A compreensão das práticas que articulem adequadamente tecnologias leves (relacionais/comunicacionais), leves-duras (protocolos clínicos/epidemiológicos) e duras (equipamentos) – suas especificidades numa proposição crítico-reflexiva.
- O desenvolvimento do senso crítico-reflexivo sobre a própria prática e a busca dinâmica e permanente pelo saber em bases fundamentadas.
Objetivos Específicos:
1. Realizar atendimento individual em Atenção Primária em Saúde de acordo com os princípios da Abordagem Centrada na
Pessoa e com resolutividade, com discussão permanente das necessidades de cada pessoa.
2. Realizar visitas domiciliares em Atenção Primária em Saúde, com critérios definidos e com permanente discussão das
propostas de intervenção necessárias com a Equipe de Saúde da Família.
3. Realizar ações de Educação em Saúde com a comunidade juntamente com a Equipe de Saúde da Família.
4. Realizar ações de Educação em Saúde com a Equipe de Saúde da Família visando à educação continuada e permanente.
5. Realizar e/ou aprimorar o diagnóstico local de saúde da Equipe de Saúde da Família.
6. Participar de reuniões dos Conselhos de Saúde existentes: Conselho Local, Distrital e Municipal de Saúde.
7. Participar das atividades de Vigilância em Saúde do território de abrangência: Vigilância Ambiental, Epidemiológica e
Sanitária.
8. Participar da coleta e análise das informações em saúde dos Sistemas de Informação da Atenção Básica.
9. Analisar criticamente o processo de trabalho na Equipe de Saúde da Família, com foco nas atribuições individuais de
cada membro da equipe, segundo a Política Nacional de Atenção Básica vigente no Brasil.
10. Utilizar as ferramentas de comunicação mais adequadas no atendimento individual e coletivo.
11. Propor e colaborar na realização de pesquisas científicas que se mostrem necessárias ao território de saúde.
12. Analisar a complexidade da Atenção Primária à Saúde.
13. Analisar a rede de atenção à saúde organizada no município.
14. Discutir e exercer os princípios da ética médica e da relação médico-paciente.
15. Vivenciar a resolutividade com ações de baixa densidade tecnológica.
16. Propor hipóteses diagnósticas diversas e adequadas, além de estabelecer condutas embasadas numa proposta
terapêutica singular.
17. Abordar o paciente com muitas queixas, sendo estas muito indiferenciadas e identificando as somatizações.
18. Treinar urgências e emergências no nível básico da atenção à saúde e em serviço móvel.
19. Conhecer e exercer a referência e contra referência.
|
INTERNATO EM SAÚDE COLETIVA II |
192
|
INTRODUÇÃO A SEMIOTÉCNICA
|
42
|
INTRODUÇÃO AOS PROCEDIMENTOS ASSISTENCIAIS |
72
|
METODOLOGIA CIENTÍFICA |
42
|
PATOLOGIA ESPECIAL
|
102
Os alunos deverão desenvolver habilidades para: 1. Reconhecer o normal e saber diferenciá-lo das alterações morfológicas. 2. Conceituar e reconhecer os processos patológicos e a etiopatogênese das principais doenças dos diferentes sistemas. 3. Aplicar o conhecimento das alterações morfológicas (macro e microscópicas) das doenças para deduzir a fisiopatologia, evolução e complicações nos diferentes órgãos. 4. Buscar nas fontes de informação (livros de texto, periódicos etc.) conhecimentos sobre epidemiologia, etiologia, patogênese, alterações macro e microscópicas, fisiopatologia e aplicá-los na solução de problemas de diagnóstico, tratamento, prognóstico e prevenção de doenças. 5. Identificar, acondicionar e preservar espécimes para exames anátomo-patológicos (biópsias, punções aspirativas e citologias), e prever o tempo necessário para a sua realização. 6. Emitir pedidos de exames anátomo-patológicos, fornecendo informações pertinentes e necessárias para a sua realização.
|
PEDIATRIA I |
122
|
PEDIATRIA II |
122
|
PRIMEIROS SOCORROS |
42
Objetivo Geral:
Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida pré-hospitalares em Urgências e emergências clínicas e traumáticas.
Objetivos Específicos:
Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida; Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima; Reconhecer a cinemática do trauma;
Realizar o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida; Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento;
Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma, parada cardiorrespiratória, engasgamentos, síncopes, alterações de glicemia e pressão arterial, Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Encefálico, crises convulsivas, acidentes com animais peçonhentos, afogamento e queimaduras;
|
SAÚDE E SOCIEDADE I
|
186
· Estudar os diferentes e complexos fatores biológicos, psicológicos, culturais, sociais e históricos da relação do homem com o cuidar; os primórdios históricos, as mudanças no transcorrer dos períodos na construção da ciência médica, até a contemporaneidade.
· Refletir e discutir junto ao ingressante as diferentes situações que envolvem o cotidiano do ser humano na construção da saúde/doença.
· Enfatizar a vivência subjetiva do médico na relação com o paciente e a doença, no contexto coletivo e social.
· Desenvolver o compromisso ético, humanístico e social com o ser humano e com a comunidade.
· Desenvolver postura crítica frente às explicações do processo saúde-doença.
. Compreender a dimensão psíquica que envolve o adoecer na dinâmica da relação médico-paciente.
|
SAÚDE E SOCIEDADE II |
102
|
SAÚDE E SOCIEDADE III |
72
|
SAÚDE E SOCIEDADE IV |
72
|
SAÚDE E SOCIEDADE V |
42
No componente Saúde e Sociedade V, espera-se que o aluno analise e avalie a relação médico paciente identificando, correlacionando, aplicando os conceitos estudados, com autonomia, crítica reflexiva e avaliativa, e atitude de trabalho em equipe. Através de metodologias ativas problematiza a realidade, compreende a dinâmica da relação médico paciente, o processo saúde-doença, identificando oportunidades de intervenção em saúde, expandindo o conhecimento do ser humano em sua complexidade e seu ambiente social, com visão científica e senso crítico de seus conhecimentos, assumindo uma postura ética, como profissional humanista e com compromisso social, de cidadania.
Neste componente considera-se o hospital como lugar de dor e morte como ofício, o desenvolvimento do método clínico, a análise e interpretação dos vínculos na relação médico-paciente, das habilidades de escuta e de comunicação (verbal e não verbal) em relação ao paciente/família em situação de internação hospitalar, considerando a visão integrada do processo de adoecimento nas diferentes dimensões: sociais, psicológicos, culturais e biológicos, do processo saúde e doença. Além disso, desenvolverá visão crítica-reflexiva sobre a dinâmica da instituição hospitalar, do seu papel de estudante de medicina, da própria postura na situação de atendimento e das ressonâncias destas experiências em sua formação profissional e desenvolvimento pessoal.
|
SAÚDE E SOCIEDADE VI |
42
|
SAÚDE E SOCIEDADE VII |
42
|
SAÚDE E SOCIEDADE VIII |
54
|
SEMIOLOGIA |
384
Objetivo da disciplina é introduzir o aluno na atividade médica, através do estudo e aprendizado da semiotécnica da anamnese e do exame físico, bem como evidenciar a necessidade de uma formação humanística, ética e moral que são indissociáveis à prática médica.
|
SUPORTE AO DIAGNÓSTICO I
|
84
|
SUPORTE AO DIAGNÓSTICO II
|
72
|
TÓPICOS ESPECIAIS EM CIRURGIA
|
42
|
TUTORIA I
|
30
O projeto pedagógico do curso de Medicina da Universidade de Uberaba, define a tutoria como um componente curricular, presente em todos os períodos do curso, por ter o modelo pedagógico, orientado na metodologia do perfil, que visa evitar a dissociação entre os componentes que compõe o projeto pedagógico. Assim estabelece o sistema tutorial para acompanhar e avaliar os alunos, tanto nos aspectos individuais como nos coletivos. No primeiro ciclo os tutores podem ser médicos e não médicos e no ciclo intermediário e internato só médicos, desde que atendam as competências, habilidades e disponibilidade de tempo para o exercício de sua função. Os tutores devem entender e atuar efetivamente no processo acadêmico, participando ativamente da avaliação dos alunos. O sistema tutorial oferece atendimento especial e pessoal ao aluno quando necessário.
Seus objetivos são:
Promover a integração dos componentes curriculares de cada período, através do PBL como metodologia ativa.
Problematizar a realidade, colocando o aluno como centro do processo de aprendizagem
Desenvolver o potencial humano e ético de cada integrante do grupo e do próprio grupo.
Desenvolver autonomia, pensamento crítico, reflexivo, investigativo e avaliativo. Desenvolver habilidades de comunicação (clareza, concisão, organização, integração interpessoal), e de explorar diferentes materiais didáticos.
Desenvolver habilidades de autoavaliação e avaliação dos pares e do tutor.
|
TUTORIA II |
30
|
TUTORIA III |
30
|
TUTORIA IV |
30
|
TUTORIA IX |
24
|
TUTORIA V |
30
O projeto pedagógico do curso de Medicina da Universidade de Uberaba, define a tutoria como um componente curricular, presente em todos os períodos do curso, por ter o modelo pedagógico, orientado na metodologia do perfil, que visa evitar a dissociação entre os componentes que compõe o projeto pedagógico. Assim estabelece o sistema tutorial para acompanhar e avaliar os alunos, tanto nos aspectos individuais como nos coletivos. No primeiro ciclo os tutores podem ser médicos e não médicos e no ciclo intermediário e internato só médicos, desde que atendam as competências, habilidades e disponibilidade de tempo para o exercício de sua função. Os tutores devem entender e atuar efetivamente no processo acadêmico, participando ativamente da avaliação dos alunos. O sistema tutoria de oferecer atendimento especial e pessoal ao aluno quando necessário.
Seus objetivos são:
Promover a integração dos componentes curriculares de cada período, através do PBL como metodologia ativa.
Problematizar a realidade, colocando o aluno como centro do processo de aprendizagem
Desenvolver o potencial humano e ético de cada integrante do grupo e do próprio grupo.
|
TUTORIA VI |
30
|
TUTORIA VII |
30
|
TUTORIA VIII |
30
|
TUTORIA X |
24
|
TUTORIA XI |
24
|
TUTORIA XII |
24
|