VIII Jornada de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva proporcionou experiências aos estudantes | Acontece na Uniube

VIII Jornada de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva proporcionou experiências aos estudantes

04 de abril de 17
1 / 7
2 / 7
3 / 7
4 / 7
5 / 7
6 / 7
7 / 7

O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) sediou a 8ª Edição da Jornada de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O evento reuniu renomados palestrantes especialistas em Gastroenterologia do país e permitiu aos alunos uma importante troca de experiência e conhecimento.


A Jornada faz parte do Programa de Extensão da Universidade de Uberaba e permitiu acesso livre aos estudantes de saúde interessados no assunto, bem como os profissionais que procuram renovar seus conhecimentos. “Nós fazemos um congresso local e proporcionamos a vinda de colegas de alto nível de especialidade de todo Brasil para que as pessoas possam ter atualização e capacitação todos os anos. Então é um momento de encontro de alto nível científico e essa é a grande importância”, explicou o Dr. Nestor Barbosa de Andrade, especialista em Gastroenterologia.


Para um Hospital de Ensino, como o MPHU, eventos desse nível permitem aos estudantes e residentes uma troca de conhecimento fundamental para a formação profissional. “Nós conseguimos trazer aqui para a Universidade os maiores nomes da Gastroenterologia do país. O acesso do aluno a esses nomes é muito facilitado, gerando um convívio muito estreito e uma oportunidade para fazer questionamentos e debates”, destacou o coordenador do evento Dr. José do Carmo Junior. 


Para o especialista, Dr. Flávio Quilici, a jornada abrange três segmentos acadêmicos, os estudantes de medicina, os residentes que estão iniciando a carreira e os especialistas em Gastroenterologia. “Ele renova conhecimento para aqueles que já estão treinados na Gastroenterologia, há uma troca de experiência entre eles. Os jovens médicos que estão começando o seu treinamento, tem acesso à novos conhecimentos ou conhecimentos atualizados. E para o aluno, isso abre o campo de visão, e ele vai aprender o que está acontecendo de novo e ser estimulado a manter o estudo até ir para essa área”.


De acordo com o estudante Rafael Pimenta, que apresentou o trabalho: “Má rotação intestinal do adulto: como fazer o diagnóstico antes do volvo intestinal?”, a oportunidade foi grandiosa. Ele ressaltou que é de extrema importância o contato dos alunos presentes com as autoridades em Gastroenterologia, pois contribui para o desenvolvimento de habilidades e com o contato do estudante com várias especialidades. “É uma experiência única, em se tratando de minha primeira apresentação oral em um evento desse porte. A Jornada, além de ter o papel de atualização de profissionais já atuantes, é fundamental para desenvolver a aptidão para a pesquisa em alunos do curso de Medicina, bem como em residentes. Sendo assim, a realização de eventos semelhantes pelo MPHU, instituição cujo pilar principal é o ensino, é mais do que necessária”, concluiu o estudante.