Estúdio de Pilates é inaugurado na Uniube | Acontece na Uniube

Estúdio de Pilates é inaugurado na Uniube

17 de março de 17

O curso de Fisioterapia da Universidade de Uberaba (Uniube) completa 20 anos em 2017. Para marcar a data, foi inaugurado um Estúdio de Pilates em parceria com a Fisio Prime, nesta sexta-feira (17), no campus centro da Universidade. A cerimônia contou com a presença do Reitor Marcelo Palmério e dos Pró-Reitores André Fernandes e Marco Antônio Nogueira.

O pilates é uma atividade em ascensão no Brasil e no mundo. O exercício auxilia o equilíbrio, a concentração, a respiração e ainda combate dores. “Hoje o pilates é uma técnica da fisioterapia e ela vem ao encontro das necessidades de mercado. O paciente tem uma recepção muito boa com a prática e o resultado satisfatório. Então, a gente pôde trazer esse estúdio para cá, para a Universidade, transformando esse espaço não só para a prática do exercício entre colaboradores e alunos, mas, também, para o aprendizado dos futuros fisioterapeutas, que poderão desenvolver a técnica de pilates”, explicou o coordenador do curso de Fisioterapia Professor Doutor André Jerônimo.

O professor e sócio-investidor, prof. Luís Fernando Faria, ressalta que a iniciativa irá mostrar ainda mais a importância do pilates tanto para os alunos, quanto para a comunidade. “O pilates não tem contraindicação. Ele pode ser executado tanto com uma criança de 9 anos como por uma senhora de 94, como forma de ganho de equilíbrio, fortalecimento, prevenção e reabilitação”, afirma.

A coordenadora da clínica, Sandra Cristina Romano, alegra-se em fazer parte da evolução do curso. “Nós ajudamos na formação desses alunos. Então, hoje, olhar para trás e ver essa evolução, ver crescendo, e ver nossos alunos conquistando o mercado de trabalho, acho que é muito gratificante”, acrescenta.

Durante a cerimônia, o reitor Marcelo Palmério contou aos presentes sobre sua experiência com a fisioterapia e a eficácia do pilates. “Eu tive uma queda e fraturei a cabeça do úmero. Eu tinha a alternativa de tratamento cirúrgico ou não, eu optei pelo tratamento fisioterápico. Fiz fisioterapia durante seis meses e depois fui para um estúdio de pilates, onde já faço há cinco anos. Então estou completamente reestabelecido sem a necessidade da cirurgia”, contou o Reitor.

O Pró-Reitor de Ensino Superior, Marco Antônio Nogueira, destacou o crescimento do curso de Fisioterapia ao longo desses 20 anos, e da clínica, que somente no ano passado, atendeu mais de 13 mil pessoas. “O curso de Fisioterapia, como a maioria dos cursos da área da saúde, teve um crescimento intenso, principalmente a partir da década de 90, quando as pessoas começaram a se preocupar mais com o corpo, com a longevidade. E a Uniube, respondendo a essa demanda, 20 anos atrás, já com uma visão estratégica, colocou o curso de Fisioterapia como curso de crescimento exponencial e, de fato, isso aconteceu. Então a fisioterapia, hoje, não é mais uma moda, ela não é apenas um algo a mais, ela é necessidade na vida das pessoas”, acentua.

Também esteve presente o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade de Uberaba, Professor André Fernandes, que reforçou a prática social que é desenvolvida pelo curso de Fisioterapia, tornando-se uma extensão à comunidade uberabense. “Não deixa de ser uma extensão, porque além da comunidade acadêmica, tanto de professores, como colaboradores e alunos, ela está aberta à comunidade externa. Apesar de não ser uma clínica gratuita, oferece um serviço de altíssima qualidade para a comunidade, principalmente demonstrando técnicas novas para a sociedade uberabense”, finalizou.

Confira a galeria de fotos do evento AQUI.