Liga de Telemedicina de Uberaba realiza primeiro Simpósio | Acontece na Uniube

Liga de Telemedicina de Uberaba realiza primeiro Simpósio

16 de março de 17

Atentos aos constantes avanços tecnológicos envolvendo a assistência em saúde, alunos do curso de Medicina da Universidade de Uberaba (Uniube) formaram a LATms – Liga Acadêmica de Telemedicina e Telessaúde de Uberaba. Nos dias 17 e 18 de março, será realizado o primeiro Simpósio da LATms em Uberaba.

O evento será como um curso introdutório para admissão de novos membros para a LATms. Para isso, serão ministradas palestras com personalidades de renome na área da Telemedicina. O público-alvo são alunos da área da saúde e das engenharias; professores interessados em como a tecnologia pode afetar a relação aluno-professor e o processo de aprendizado; profissionais de saúde interessados em um aprofundamento no tema; gestores de saúde e educação; e o público em geral interessado em conhecer como estes temas podem afetar a qualidade de vida e o processo de assistência médica .

No dia 17 terá, como abertura, a palestra “Telemedicina no Brasil” que será ministrada pela Dra. Ana Emília Figueiredo de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde. O Dr. Adolfo Luiz Falcão Sparenberg, membro do Conselho da International Society for Telemedicine and e-Health, irá falar sobre “Oportunidades para acadêmicos em Telemedicina e Telessaúde”. Após o Coffee Break, o Dr. Marcos Vinícius Ambrosini Mendonça, médico teleconsultor no Telessaúde do Rio Grande do Sul, irá palestrar sobre “Aplicações da Telemedicina na prática médica”. O Dr. Rodrigo Alves Tubelo, CEO da DesignEAD, vai falar sobre “Tele-Educação”. As primeiras três palestras serão feitas por videoconferência e a última será presencial, das 18h às 21h, no anfiteatro D56, no campus Aeroporto da Uniube.

Dia 18 será realizado o workshop de seleção de membros, no qual os candidatos terão que fazer uma avaliação teórica e uma prática acerca dos temas das palestras e discursões do dia anterior. Serão admitidos 10 novos membros. O workshop acontecerá no Bloco Z, das 9h às 11h.

Os interessados devem fazer a inscrição no site www.latmsuberaba.org ou, na forma presencial, com os membros da liga.  No site, você pode obter mais informações sobre o evento e sobre a LATms. Os alunos da Uniube que participarem ganharão pontos no PIAC.

O que é Telemedicina?

De acordo com o site do World Healt Organization, Telemedicina (também conhecida como telessaúde) é a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico, ampliando a assistência e também a cobertura. Tais serviços são fornecidos por profissionais da área da saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para promoção, proteção, redução do risco da doença, outros agravos e recuperação. Além de possibilitar uma educação continuada em saúde de profissionais, cuidadores e outras pessoas, objetiva facilitar pesquisas, avaliações e gestão da saúde. Sempre com o interesse de melhorar o bem-estar e a saúde das pessoas e de suas comunidades.

LATms Uberaba

Percebendo a falta de aprofundamento sobre a temática tecnologia na medicina, os alunos de Medicina da Uniube, Ezio de Martino Neto, Mariana Ribeiro Cunha, George Lucas Ferreira Castro, Thaynara Tiradentes de Lima, Mateus Felipe Vilarinho Soares, Caroline Pereira Santos, Ana Paula Oliveira Bóscolo e Giovana Borges, decidiram formar uma Liga para disseminar entre os alunos o tema telemedicina.

Foi feita uma pesquisa para descobrir como eram as grades curriculares das faculdades de medicina em todo o Brasil. O resultado foi uma carência na maioria das instituições em ensinar sobre o tema.

Segundo o diretor da LATms, Ezio de Martino Neto, a maioria dos alunos de medicina não conhece ou não sabe falar muito sobre o assunto. “Ao longo da graduação a gente viu muito pouco de como podemos usar a tecnologia em nosso dia a dia, e acaba que fica somente na teoria”, afirma o diretor.

A pesquisa realizada vai ser apresentada no congresso Med-e-Tel em Luxemburgo que ocorre no mês de abril deste ano. “Vamos apresentar e discutir um pouco sobre como é a visão dos cursos de medicina aqui no Brasil”, ressaltou Ezio Neto.

O estudo também será publicado na Revista da International Society of Telemedicine and e-Healt. A LATms conta hoje com 8  membros que fazem parte da diretoria, orientados pelo Dr. Rodrigo Alves Tubelo, e pela orientadora auxiliar Dra. Patrícia Ibler Bernardo Ceron.