Projeto de alunos de Psicologia integra calouros à vida universitária | Acontece na Uniube

Projeto de alunos de Psicologia integra calouros à vida universitária

21 de fevereiro de 17

Estudantes do grupo Coletivo Quimera da Universidade de Uberaba (Uniube), promoveram uma roda de conversa para os calouros, no último domingo (19), na praça Pôr do sol. A atividade, é a primeira do projeto “Juntas desde o início” e tem o intuito de acolher os calouros, com foco, principalmente, nas mulheres que estão iniciando a graduação. Um dos objetivos é modificar a visão do trote universitário, que muitas vezes causa constrangimento e marcar, cada vez mais, o espaço das mulheres nesse meio e na sociedade.

O grupo Coletivo Quimera foi criado em agosto de 2016 e é organizado pelos alunos de Psicologia, Gustavo Rezende dos Santos, Nathália Barros Silveira e Paloma Rodrigues Moreira. O grupo já promoveu também o “Setembro Amarelo” e o “I Novembro Negro” da Universidade. “Por muito tempo a universidade foi ocupada majoritariamente por homens, mas nos últimos anos as mulheres têm ocupado cada vez mais esse espaço e enfrentado muitas dificuldades para permanecer nele. Desse modo, o projeto vem na tentativa de não só unir essas mulheres, mas também empoderá-las para que lutem cada vez mais pelo que elas querem e possam superar qualquer forma de opressão, seja no meio acadêmico ou fora dele”, reforça Nathália.

O evento promoveu um piquenique coletivo e uma roda de conversa que contou com participação da historiadora e graduanda de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Melissa Toledo Borges. Os temas abordados foram: Assédio, cultura do trote, empoderamento feminino, meio universitário, acolhimento e recepção. “Queríamos criar uma atmosfera de empatia, cumplicidade e proteção. E ficamos muito felizes, pois conseguimos alcançar esse objetivo. Tenho certeza que todos saíram do evento sabendo onde buscar ajuda e com várias reflexões sobre o trote e o assédio no meio universitário”, enaltece Paloma.

A reunião teve também uma apresentação musical com repertório de MPB. “Propomos uma mudança de cultura no meio universitário, na qual os ingressantes são recebidos de uma forma que propicie condições de que sintam integrados nesse novo momento de suas vidas”, conclui Gustavo.

CRÉDITO DAS FOTOS: LUCIANA FERREIRA GOULART