Mário Palmério Hospital Universitário é o primeiro de Uberaba certificado pela ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Nesta sexta-feira (23) a ONA homologou a certificação do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), após processo de avaliação que analisou a estrutura e os métodos do hospital e seus profissionais. Em Uberaba, o MPHU é o primeiro hospital a receber a acreditação. A certificação inclui a assistência hospitalar, a clínica de hemodiálise, o laboratório de análises clínicas e todo o serviço de imagem do Hospital.

Segundo a diretora-administrativa do Mário Palmério Hospital Universitário, Denise Malvina Dias Monteiro, a acreditação significa que estão sendo aplicados os melhores métodos para assegurar a qualidade na assistência, garantindo a segurança do paciente. “Essa certificação não credencia apenas o MPHU, mas todos os profissionais envolvidos na assistência hospitalar”, explica Denise.

Todo o processo de avaliação é normatizado. Inicialmente, os serviços de saúde entram em contato com uma das sete instituições acreditadoras disponíveis no portal da ONA, e a partir desse primeiro contato é firmado um contrato. A instituição pode solicitar uma visita a fim de obter um diagnóstico organizacional e mensurar em que situação se encontra. Em seguida, um grupo de avaliadores definido a partir de normas para o processo de acreditação efetua uma visita de certificação in loco. Essa equipe emite um parecer, e a instituição acreditadora credenciada valida a declaração. Por fim, o conselho de administração da ONA homologa a certificação.