Alunos da Uniube promovem The Street Store neste sábado em Uberaba | Acontece na Uniube

Alunos da Uniube promovem The Street Store neste sábado em Uberaba

17 de novembro de 16
1 / 3
2 / 3
3 / 3

Alunos do curso de Medicina da Universidade de Uberaba (Uniube) desenvolvem pelo segundo ano consecutivo o projeto de extensão “The Street Store”. Ele acontecerá no próximo sábado (19), das 7 às 15 horas na praça Doutor Jorge Frange, no bairro São Benedito. O projeto tem como principal objetivo conceder aos moradores de rua a chance de escolher roupas, sapatos e outros acessórios por meio de uma loja de roupas a céu aberto gratuitamente. As peças são de doações e todos podem colaborar.  A iniciativa é do grupo “Amigos de Igor”, criado em 2014, com o falecimento do estudante de medicina Igor Lombardi Penhalver. 

De acordo com o estudante de medicina e integrante do projeto, Juan Thomas Ramos, o grupo conseguiu se unir em torno de uma ideia, transformando o luto em uma forma de solidariedade. “O Street Store proporciona uma emoção rara nos dias de hoje, que é devolver um pouco da autoestima para quem mora na rua, devolver o poder de escolha, que seja por um dia, para alguém que há muito tempo tem a sua vida e seu destino escolhido pelo acaso”, explica Juan.

Na edição anterior do The Street Store, em 2015, os voluntários conseguiram atender mais de 400 pessoas carentes, sendo arrecadadas mais de 11 mil peças. Para esse ano, a expectativa é de uma arrecadação ainda maior para atender 600 pessoas. 

O projeto “The Street Store” tem caráter mundial, tendo seu início em 2014 por meio de uma ONG localizada na Cidade do Cabo, na África do Sul. Nesta edição em Uberaba, além da "loja de rua", o evento irá oferecer alimentação, cuidados médicos e apresentações culturais. Participarão os 15 integrantes do grupo “Amigos de Igor”, e mais de 100 estudantes voluntários. 

“Nosso objetivo é implantar e implementar os pressupostos do projeto The Street Store como boas práticas de humanização e cuidado para com pessoas em situação de vulnerabilidade e riscos vivenciando novas formas de promoção da saúde, considerando esses como instrumento de trabalho vinculado aos princípios da Clínica ampliada e compartilhada”, finaliza a coordenadora do projeto, professora Valeska Guimarães.

Para saber sobre os locais de doações, itens recolhidos e mais informações, acesse o site, clicando AQUI.