XVII SEMIC e I SEMEX movimentam pesquisas na Uniube | Acontece na Uniube

XVII SEMIC e I SEMEX movimentam pesquisas na Uniube

09 de novembro de 16

Começou nesta quarta-feira (09) o XVII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) juntamente com o I Seminário de Extensão (SEMEX). Os dois eventos acontecem, simultaneamente, até quinta-feira (10) no campus aeroporto da Universidade de Uberaba (Uniube). Para este SEMIC, foram inscritos 222 trabalhos. Após análise pelo comitê institucional, 215 foram aceitos para apresentação oral e publicação. Do total dos trabalhos, 86,04% são de estudantes da Uniube, sendo 67 trabalhos de alunos-bolsistas da graduação, 94 de alunos sem bolsa, 24 de trabalhos de alunos sem vínculo ao programa, 9 trabalhos de estudantes do ensino médio e 21 de outras instituições, abrangendo as diferentes áreas do conhecimento.

Na abertura do evento, o Reitor da Uniube, Marcelo Palmério falou da importância da pesquisa científica para a comunidade como um todo. O professor Dr. Virmondes Rodrigues, ex reitor da Universidade Federal do Triangulo Mineiro, discursou acerca do papel da pesquisa no ensino de graduação. “Trata-se de uma via de duas mãos, a Universidade leva conhecimento e assistência e recebe informações e inspirações da comunidade”, afirmou Virmondes.

A Iniciação Científica é aberta a alunos de graduação, da Uniube, e estudantes do Ensino Médio. Durante um ano, professores orientadores e alunos que fazem parte da Iniciação Científica, desenvolvem atividades de pesquisa acadêmica. Esta prática auxilia na formação dos alunos, proporcionando um exercício de sistematização de ideias e referenciais teóricos.

Para o coordenador de Programas e Projetos de Pesquisa, professor Geraldo Thedei Júnior, a Iniciação Científica é um grande instrumento de formação profissional. “Ela coloca o aluno frente a frente com uma pergunta científica, permite a ele participar da escolha da melhor metodologia para respondê-la e faz com que o aluno interprete os dados obtidos, visando responder à pergunta formulada. Por isso, entendo ser uma oportunidade muito importante de aprendizado”, afirma o coordenador.

O SEMIC tem como objetivo divulgar as atividades de pesquisa a partir dos trabalhos realizados por alunos dos cursos de graduação da Uniube e de outras instituições de ensino superior da região e do país, além de avaliar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Uniube, bem como os alunos vinculados a ele, promovendo ainda, o intercâmbio e a integração ensino/pesquisa das diversas áreas das instituições participantes.

O SEMEX é voltado para estudantes do Ensino Médio, acadêmicos de graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais das diferentes áreas do conhecimento, visando promover a divulgação dos programas, projetos e ações de extensão, que são executados internamente, na Universidade, e, externamente, quando realizados por alunos da Uniube e de outras Instituições da região e do país. Com o primeiro Seminário, pretende-se disseminar ainda mais o interesse de alunos e professores para esta temática.

Nesta quinta-feira (10) tem mais programação dos dois seminários e o encerramento do evento, que tem como organizadores a Profa. Dra. Maria Theresa Cerávolo Laguna Abreu Coordenadora de programas e projetos de extensão, Prof. André Luís Teixeira Fernandes - Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Prof. Geraldo Thedei Júnior - Coordenador do PIBIC/Uniube, e das secretárias Rubiana Vieira Ripposati e Stella Olívia Alves da Silva.

Programação completa pode ser acessada em: http://www.uniube.br/propepe/semic/programacao.php