1º aniversário do Programa de Transplante Renal do MPHU

O Programa de Transplante Renal do Mário Palmério Hospital Universitário completou um ano no último dia 23. Dentre os vários serviços que o MPHU oferece à população, o transplante renal ganha destaque, considerando que é o primeiro serviço de alta complexidade credenciado pelo Ministério da Saúde.

O fato de ter sido credenciado para tal procedimento, apenas um ano após sua inauguração, revela o esforço para a realização de procedimentos de grande impacto social, não só para a comunidade de Uberaba, mas para toda a região do Triângulo Mineiro.

A equipe médica do serviço de transplantes é composta pelo Dr. Thomson Marques Palma, Dr. Marcelo Bianco, Dr. Sérgio Anacleto, Dr. Fabiano Bichuette e Dra. Mariana Salomão, mas conta ainda com uma equipe multiprofissional composta por nefrologistas, cirurgiões, urologistas, ginecologistas, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e dentistas.  Os pacientes transplantados, durante esse um ano, foram Geraldo Ribeiro da Silva, de Lagoa Grande, Mônica Maria Caetano Borges, de Lagoa Formosa, Sérgio Luiz Pinto Neto, de Monte Carmelo e Advento dos Reis, de Patos de Minas.

Na cerimônia, os médicos responsáveis lembraram da importância dessas ações e o quanto o MPHU tem se destacado na qualidade da saúde e na forma humanitária com que trata os pacientes. Os transplantados receberam ainda, uma certidão de renascimento, marcando o dia do transplante como o momento em que o paciente teve um novo nascimento.

O serviço tende a atender pacientes da rede pública ou privada, sem distinção, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes de todo o Triângulo Mineiro. O grande desafio do Programa de Transplante Renal do MPHU é contribuir expressivamente para o aumento do número desses procedimentos, sempre com qualidade e excelência de resultados, visando a realização de, aproximadamente, 40 transplantes por ano.