Engenharia Ambiental Uniube Uberlândia desenvolve atividade técnica na Estação Ecológica do Panga

O curso de Engenharia Ambiental da Uniube – Uberlândia, desenvolveu dia 21 de maio uma interessante atividade técnica na Estação Ecológica do Panga, com os componentes de Sistemas e Métodos em Geotecnia I e III e Morfologia, Fisiologia e Botânica dos Biomas Brasileiros. Os objetivos do estudo a campo, de acordo com os professores, foram de compreender e caracterizar as fitofisionomias do bioma local e avaliar os constituintes e atributos do solo em função da topografia e dos aspectos hidromórficos.

Durante a atividade, os alunos tiveram um momento integrado, no qual puderam correlacionar a biodiversidade do Cerrado e os aspectos pedológicos, considerando as características climáticas, morfológicas e genéticas de uma área de preservação. Em seguida, puderam percorrer boa parte da estação, observando, identificando e analisando os aspectos particulares da interação planta-solo, de acordo com cada componente.

Os professores Fabrício Pelizer, Flávia Alice e Eleonora Amorim conduziram as atividades, coordenando as trilhas, coleta e caracterização de material botânico, avaliação e descrição de atributos físicos (densidade, textura, coloração), e morfológicos (matéria orgânica, hidromorfia e drenagem) de interesse.

Professor Fabrício Pelizer e parte da turma de Sistemas e Métodos em Solos e Geotecnia III.

Professora Eleonora Amorim e parte da turma de Morfologia, Fisiologia e Botânica dos Biomas Brasileiros.