Alunos de Psicologia participam de Congresso Internacional da Rede Unida

Dois alunos do curso de Psicologia da Universidade de Uberaba (Uniube), Rodrigo Cesar Almeida e Erika Costa Rangel, participaram do 12º Congresso Internacional da Rede Unida, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O congresso é um dos maiores eventos na área da formação em Saúde e Educação da América Latina. O tema “Diferença Sim, Desigualdade Não. Pluralidade na Invenção da Vida”. Os alunos conquistaram vaga por serem membros da comissão organizadora do VERSUS/Brasil em Uberaba.

O projeto do Ministério da Saúde tem parceria com a Rede Unida, com a Rede Governo Colaborativo em Saúde da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com a UNE (União Nacional dos Estudantes), com o CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e com o CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde). O participante não pratica nenhum tipo de atendimento, apenas convive com os pacientes e com os servidores do SUS.

O programa VERSUS/Brasil já foi realizado duas vezes em Uberaba. A primeira edição ocorreu em julho do ano passado. Ao todo, 21 pessoas participaram, sendo seis estudantes do curso de Psicologia da Uniube. Na ocasião, Rodrigo e Erika iniciaram na comissão organizadora do projeto. Os participantes notaram, durante visitas às instituições de saúde, que os trabalhadores do SUS adoeciam com frequência. Foi criado um programa voltado para os trabalhadores e discutida também a visibilidade das minorias na saúde pública, como a população rural.

Em janeiro deste ano, ocorreu a segunda edição do projeto. O principal tema debatido foi como a espiritualidade auxilia no tratamento do doente. Ao todo, 25 pessoas atuaram no projeto, sendo quatro estudantes do curso de Psicologia e um do curso de Medicina, também da Uniube.

A Rede Unida aconselha que ocorram duas vivências e um seminário. O seminário está previsto para julho. A perspectiva é oferecer esclarecimentos sobre o SUS.