Ex-aluno da Uniube homenageado com honraria nacional na Câmara dos Deputados

Bacharel em Educação Física pela Universidade de Uberaba, Loreno Kikuchi Pessato receberá no próximo dia 8 de dezembro, em solenidade na Câmara dos Deputados, na capital nacional, a Honraria Manoel José Gomes Tubino.

A homenagem, promovida pela Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano, em parceria com a Comissão de Esporte da Câmara e do Conselho Federal de Educação Física, homenageia profissionais de destaque na Educação Física junto a crianças, jovens, adultos, idosos, deficientes, entre outros.

Loreno desenvolve trabalho junto à deficientes físicos desde os tempos de aluno, quando na Associação de Deficientes Físicos de Uberaba – ADEFU, treinava atletas de Bocha e várias modalidades do Atletismo. Vários desses atletas hoje têm expressão de nível mundial, participando inclusive das duas últimas Paraolimpíadas.

Atualmente em Brasília, junto ao Governo do Distrito Federal, continua o trabalho de inclusão através do esporte, treinando pessoas com deficiência em várias modalidades esportivas.

Mas é o trabalho como árbitro de Bocha que lhe deu projeção internacional. Após anos de trabalho em competições regionais e nacionais, Loreno, mais uma vez, foi um dos árbitros brasileiros do Aberto Mundial de Bocha. Depois de ter participado da competição mundial no Panamá em 2014, foi novamente convocado para o Aberto Mundial em Santiago de Cali, na Colômbia, de 28 de outubro a 3 de novembro deste ano. Os trabalhos nos mundiais já renderam, inclusive, convites a eventos na Ásia.