Alunos de Medicina Veterinária visitam fazenda para aprendizado prático | Acontece na Uniube

Alunos de Medicina Veterinária visitam fazenda para aprendizado prático

10 de julho de 19

Os alunos do 4º período do curso de Medicina Veterinária da Uniube realizaram uma visita na Fazenda Ipê de Ouro. A visita faz parte das atividades desenvolvidas na disciplina Bovinocultura de Corte, ministrada pelo professor Maurício Scoton e tem o objetivo de apresentar aos alunos as tecnologias e desenvolvimento da pecuária de corte no Brasil.

De acordo com o professor Maurício, são realizadas cerca de cinco visitas a fazendas da região, na disciplina. “A apresentação foi feita por um ex-aluno da instituição, Leandro Nepomuceno Lemes dos Santos, e possibilitou a demonstração de uma fazenda funcional e enxuta, também como a gestão de pessoas e de recursos são os principais desafios da pecuária lucrativa”, conta.

Leandro mostrou ainda as fichas de controle zootécnico, manejo reprodutivo e manejo alimentar e de pastagens. “Ele destacou ferramentas como adubação e a integração lavoura-pecuária, como o caminho de aumentar a produtividade em fazendas”, continua o professor Maurício.

Houve também a apresentação dos animais, dentre eles os touros Nasik e Buda, clones de animais de alta genética e safra de tourinhos para a produção de bezerros de corte. “Isso possibilitou a discussão de características importantes na seleção e melhoramento genético da raça. A estrutura e funcionalidade dos animais realmente impressiona, mostrando o resultado de anos de seleção e critérios consistentes”, destaca o professor.

Para a graduanda Giovanna Rodrigues Goulart, as aulas práticas de bovinocultura de corte mostram tudo que é ensinado em sala de aula. “Com visitas como essa, nós podemos ver a realidade da fazenda, o manejo dos animais, como eles são tratados, como é a seleção deles, principalmente quando voltada para a genética. Isso nos forma de maneira diferenciada e diminui os desafios que nós teremos quando nos tornarmos profissionais e agirmos fora do ambiente acadêmico”, comenta.

A visita na Fazenda Ipê contou com o apoio e parceria do presidente da ABCZ, Arnaldo Manual Machado Borges, e do consultor pecuário João Marcos Machado Borges. “A fazenda IPÊ ouro é referência em genética a partir da criação da raça Nelore, preservando suas características naturais e durante a visita foi possível observar todas elas, como temperamento, rusticidade, fertilidade e habilidade materna”, complementa a aluna.

“A Uniube agradece à Ipê Ouro pela abertura da fazenda para os futuros médicos veterinários, que possibilitou a visualização na prática de um grande trabalho de seleção funcional na pecuária de corte do Brasil”, finaliza o professor.