Extensão: Fiel Camarada visita mais de 1500 crianças nas escolas municipais | Acontece na Uniube

Extensão: Fiel Camarada visita mais de 1500 crianças nas escolas municipais

25 de junho de 19

O programa de extensão Fiel Camarada é realizado por meio do curso de Medicina Veterinária e do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos, da Uniube, em parceria com a Prefeitura de Uberaba, através da Pró-Saúde. Até o momento, o projeto já visitou quatro escolas e os alunos conversaram com 1552 crianças.

O Fiel Camarada visa promover a conscientização de alunos do 5º ao 9º ano de escolas municipais sobre a castração, cuidado animal e a guarda responsável. Ele une o ensino e a pesquisa, com o reforço do papel social da Universidade, e é  planejado e executado pelos professores Ian Martin, Isabel Rodrigues Rosado e Endrigo Gabellini Leonel Alves, juntamente com os alunos do curso de Medicina Veterinária da Uniube. Além disso, o projeto conta com a parceria do Departamento e Controle de Zoonoses e Endemias.

Além disso, o projeto auxilia na formação dos alunos, como fonte de aprendizagem prática e social. A aluna Gabriela Borges, do 9º período de Medicina Veterinária, compartilha que essa experiência é uma chance única. “A melhor parte de trabalhar com crianças é que a gente aprende tanto quanto ensina. Eles são muito inteligentes, têm dúvidas que a gente nem imagina que eles teriam. Trazer o nosso conhecimento para essas crianças, algo que é fora da realidade deles, é muito importante. Além disso, criança passa informação para pais e familiares. Eles crescem e disseminam a informações que a gente compartilha.”.