Alunos de Engenharia Civil constroem ponte de palito de picolé | Acontece na Uniube

Alunos de Engenharia Civil constroem ponte de palito de picolé

11 de junho de 19
1 / 3
2 / 3
3 / 3

Os alunos do curso de Engenharia Civil da Uniube participaram, neste mês, do desenvolvimento de uma ponte treliçada, feita com palito de picolé e cola. O trabalho é parte prática das disciplinas de Resistência dos Materiais, Mecânica dos Sólidos e Sistemas Estruturais I, e tem como objetivo analisar o projeto, a construção e o teste de carga da ponte.


Na aplicação deste trabalho em especial, um grupo formado por quatro alunos, quebrou o recorde de resistência. A ponte de 993 gramas construída por Amanda Luiza Alves, Ana Paula Lopes da Silva, Jacqueline Beatriz de Sousa Fonseca e Joaquim Amoedo Neto suportou 418 kg.  “Foi muito desafiador fazer esse trabalho, pois ele exige muito esforço e dedicação do grupo. A elaboração foi debatida  e depois de resolvermos o desenho e o formato,  fomos tirar algumas dúvidas com nosso professor que nos deu dicas muito importantes para o desenvolvimento da ponte de palito”, conta Ana Paula.


Ainda segundo a estudante, a montagem da ponte foi feita com muita dedicação, esforço e carinho. “Fizemos os cálculos para determinado peso e ela nos surpreendeu com a carga que pôde suportar . Foi muito emocionante  e gratificante  para nosso grupo e para todos que estavam envolvidos.Com nosso empenho e dedicação conseguimos nos surpreender com o resultado! Isso nos mostrou como é importante o aprendizado para podermos aplicar isso em alguma construção futura”, enaltece.


E para os alunos que já passaram pela disciplina, Gabriel Ramalho, o trabalho fica marcado positivamente. “Para mim um evento como este é a melhor oportunidade de se praticar a engenharia de fato e pôr à prova os conhecimentos adquiridos de resistência dos materiais. Os principais desafios de um engenheiro civil é construir com eficiência obtendo os melhores resultados, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, aliando o custo execução e qualidade”, comenta.


Recordista do trabalho anterior fica contente em ver novos resultados obtidos por outro grupo. “Através do meu recorde anterior o meu principal objetivo foi alcançado, que é servir de inspiração para que melhores resultados fossem alcançados e assim aconteceu. Tenho certeza que melhores resultados ainda podem nos surpreender”, finaliza o aluno