Meia Maratona de Uberaba atrai mais de mil atletas à Uniube | Acontece na Uniube

Meia Maratona de Uberaba atrai mais de mil atletas à Uniube

11 de junho de 19

A Universidade de Uberaba recebeu, no último domingo (09), 1.023 atletas, entre crianças e adultos, para a Meia Maratona. Foram realizadas provas de 21 quilômetros e revezamento em trio de 10 e 5 quilômetros, além de “corridinha kids”. A largada aconteceu pela manhã, no Campus Aeroporto da Uniube.

De acordo com o organizador do evento, Ricardo Luís Tostes, a corrida superou as expectativas com relação ao público. “Nós aumentamos 20% do público em comparação ao ano passado. Tivemos inscrições de sete estados, 44 cidades, sendo que mais de 300 atletas não eram de Uberaba. Movimentamos o comércio local e até a rede hoteleira”, disse.

Um exemplo de atleta que viajou para participar da Maratona é o coordenador dos cursos de Engenharias Ambiental e de Produção da Uniube Uberlândia. "A prova, em geral, foi muito bem planejada. O trajeto dos 21 km foi desafiador, com boas variações de altimetria. As avenidas largas, bem sinalizadas e com boa distribuição de pontos de hidratação são pontos muito positivos da prova. A largada e chegada na Uniube (Campus Aeroporto) foi uma escolha excelente da organização. O ambiente, antes e depois das provas, no Campus estava cheio de boas energias, com um público animado e variado, vindo de diversas regiões. Já é, sem dúvida, uma das mais tradicionais corridas de ruas do estado", enalteceu o professor.

O atleta e colaborador da Uniube, Sérgio Augusto de Almeida, que participou da Maratona com a esposa e os filhos, destacou a felicidade que a corrida representa para ele e a família. “Através desse esporte eu tenho uma vida nova com muita saúde e alegria com 33 quilos a menos. Eu procuro incentivar minha esposa e meus filhos a praticarem esse esporte maravilhoso. Graças a Deus eu consegui, pois meu filho de 7 anos já é apaixonado por corridas e minha esposa também se tornou uma corredora”, contou.

Sérgio ficou em 1º lugar na prova de revezamento. “Tive a felicidade de participar na categoria revezamento com meu time. Tivemos um problema na primeira parte onde o staff errou e corremos 1,4 quilômetros a mais. Demos o sangue para correr mais rápido para tirar a desvantagem. No final, deu tudo certo e fomos campeões”.

Para a esposa de Sérgio, Helen Augusta Batista de Almeida Santos, a corrida também representa uma mudança. Segundo ela, a ida do marido para o esporte incentivou toda a família. “A corrida foi muito boa, um percurso muito legal e o clima ajudou bastante. O mais importante, na minha opinião, é que além de praticar um esporte, nós passamos para os nossos filhos que tem dias que ganhamos e dias que perdemos, nunca podemos nos frustrar”.

A organização do evento já faz os planos para edição 2020. “Ano que vem são os 200 anos de Uberaba, então, vamos trabalhar bastante para atrair mais inscritos, entre 1.300 a 1.500. Queremos corrigir erros que tivemos esse ano e promover uma corrida ainda melhor para os atletas”, adiantou Ricardo.

Palestras

Como cortesia aos inscritos, a direção da Meia Maratona de Uberaba promoveu, ainda na manhã de sábado (08), no anfiteatro D56 do Campus Aeroporto da Uniube, uma palestra com três nomes do esporte. A equipe Farnezi Santé abordou os “Erros e acertos para uma corrida”. O nutricionista, Thiago Godói, falou sobre “A importância da hidratação em uma Meia Maratona”. Já o ex-recordista mundial em maratonas e padrinho da prova, Ronaldo da Costa, compartilhou sua história de vida.

“São três nomes muito fortes que, certamente, agregaram muito aos atletas. Eles são referência para esses participantes. Eles têm um conhecimento científico muito grande em relação ao conhecimento dos atletas, que faz diferença no dia da prova. Mas o principal objetivo mesmo foi trazer esses atletas para um momento de confraternização com essas pessoas. Como eles são ídolos, são pessoas que representam algo no próprio treinamento, na história, a gente conseguiu proporcionar um momento ímpar para essas pessoas que participaram do evento”, concluiu Ricardo.