Jornalismo da Uniube é destaque na 20ª Exposição de Pesquisa Experimental da Região Sudeste | Acontece na Uniube

10 de maio de 19

Alunos e egressas do curso estão entre as cinco melhores produções da região

O curso de Jornalismo da Uniuversidade de Uberaba (Uniube) está em evidência! Os alunos do 7º período, Hiago Fernandes e Raiane Duarte, e as egressas do curso, Giovanna Hermice, Taína Oliveira e Débora Duarte, tiveram trabalhos selecionados na 20ª Exposição de Pesquisa Experimental da Região Sudeste. O evento acontece paralelamente ao 24º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste (Intercom Sudeste), de 3 a 5 de junho, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Os trabalhos inscritos já estão entre as cinco melhores produções de todas as faculdades e universidades de Comunicação dos quatro Estados da Região Sudeste e, caso vençam a etapa regional, concorrerão no congresso nacional, a ser realizado em setembro, em Belém do Pará. Os projetos participantes são: a revista customizada Coletividade e os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) Além de Ver, na modalidade Rádio, TV e Internet; Litros de Luz - transformando realidades, em Produção em Jornalismo Digital e o aplicativo Na Rede Araxá, na modalidade Comunicação e Inovação.

A revista customizada Coletividade é um trabalho dos alunos Hiago Fernandes e Raiane Duarte, produzido nas disciplinas de Métodos da História de Vida e Planejamento Gráfico em Jornalismo. A atividade interdisciplinar é um produto em prol do respeito à figura do catador de materiais recicláveis produzido com base em suas histórias de vida. O recorte propõe, ao leitor, uma aproximação dos relatos reais das trajetórias dos catadores e das vivências no âmbito das cooperativas. A proposta é quebrar estereótipos e eventuais preconceitos por meio da leitura.

O webdocumentário Além de Ver, retratando a história do Instituto de Cegos do Brasil Central, que agora tem o seu primeiro presidente cego, mostra a deficiência visual de maneira positiva, com relatos de histórias de superação colhidos pela recém-graduada Giovanna Hermice. A também egressa Taína Oliveira participa com Litros de Luz - transformando realidades, um webdocumentário, que relata a história de um uberabense que desenvolveu projeto de iluminar casas com garrafas pet. Atualmente, o projeto faz parte de uma organização mundial que ampliou a ideia e a está utilizando com fotocélula. O aplicativo e o site Na Rede Araxá, da ex-aluna Débora Duarte, foram desenvolvidos para acompanhar os jogos de futebol da liga amadora de Araxá e são voltados principalmente para o empreendedorismo.

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a troca de conhecimento entre alunos, professores, pesquisadores e profissionais atuantes no mercado da comunicação. Anualmente, ela realiza cinco congressos regionais, que abordam o tema que será escolhido para o congresso nacional, que acontece, normalmente, em setembro, no mesmo ano.

O 24º Intercom Sudeste tem como tema “Fluxos Comunicacionais e a Crise da Democracia” e será realizado em Vitória (ES). Podem-se submeter trabalhos em três eventos diferentes no mesmo congresso, sendo eles a Exposição de Pesquisa Experimental (Expocom), as Divisões Temáticas (voltadas para pesquisadores já formados) e a Intercom Júnior (a jornada científica).

Mais informações no site: http://www.portalintercom.org.br/eventos1/congressos-regionais/congressos-regionais1