Nesse mês de março, alunos do curso de Engenharia da Computação, da Uniube..."> Alunos de IC realizam visita técnica em clínicas de imagem | Acontece na Uniube Nesse mês de março, alunos do curso de Engenharia da Computação, da Uniube...">

Alunos de IC realizam visita técnica em clínicas de imagem

28 de março de 19

Nesse mês de março, alunos do curso de Engenharia da Computação, da Uniube Uberlândia participaram de visitas técnicas em clínicas que realizam exames de tomografia e ressonância. Os alunos são do projeto de Iniciação Científica (IC) “Desenvolvimento de Aplicações da Realidade Virtual e Aumentada na Área da Saúde”, orientado pela professora e doutora Luciene Oliveira.

O objetivo da visita foi mostrar como funcionam os aparelhos de imagens, desde seus softwares até a análise dos resultados. A primeira, realizada no início deste mês, na clínica Pro-Imagem, foi acompanhada pelo responsável técnico do espaço. Ele mostrou o funcionamento dos softwares single, clinux e radius, utilizados na clínica para realizar exames de ressonância magnética da cabeça. No dia 13 de março, a visita aconteceu na clínica Clima, no qual técnicos apresentaram os softwares para visualização e navegação 3D dos exames de ressonância e tomografia que eles utilizam.

Para a orientadora da Iniciação Científica, as visitas foram importantes visto que os alunos terão de desenvolver uma ferramenta similar ao que presenciaram. “Uma das fases do projeto é desenvolver um ambiente de navegação 3D utilizando Realidade Virtual e Aumentada, a partir das imagens dos exames de ressonância e tomografia”, afirma Luciene.

De acordo com o doutor José Antônio Carneiro, aluno da IC e do curso de Engenharia da Computação, da Uniube, a visita a esses centros de referência é fundamental para entender o funcionamento do sistema como um todo.“A necessidade de conhecer, entender como softwares de produção, análise e tratamento de imagens em Tomografia Computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética podem ser utilizados no desenvolvimento de aplicativos direcionados ao treinamento médico em ambiente virtual ou realidade ampliada é vital para um bom aproveitamento do curso como um todo”, conclui Carneiro.