Uniube Uberlândia promove curso de especialização voltado para profissionais da saúde | Acontece na Uniube

Uniube Uberlândia promove curso de especialização voltado para profissionais da saúde

22 de março de 19
1 / 1

Entre os dias 22 e 24 de março, acontece, na Uniube Uberlândia, o curso de Stress Oxidativo: Redoxômica e Lipidomica, ministrado pelo Dr. Eugenio Luigi Iorio, presidente do Observatório Internacional do Estresse Oxidativo (Itália, Grécia, Japão), voltado para profissionais da saúde nas áreas de: medicina, medicina veterinária, educação física, odontologia, enfermagem e fisioterapia.


De acordo com pesquisas de Iorio, “A identificação e o controle do estresse oxidativo, um fator de risco à saúde emergente relacionado à desregulação dos sistemas redox, pode desempenhar um papel relevante na prevenção e tratamento de transtornos relacionados ao estilo de vida”.


 Os efeitos visíveis do estresse no corpo humano são bem marcantes como: cansaço, desequilíbrio emocional, ansiedade, agitação, dores de cabeça, dentre outros. Além disso, as células também podem passar por este problema. A esse tipo de estresse, dá-se o nome de “estresse oxidativo”, que é quando o corpo possui excesso de radicais livres em comparação à sua capacidade de neutralizar ou desintoxicar seus efeitos nocivos através da ação dos antioxidantes.


O estresse oxidativo surge quando há situações que exigem muito esforço do corpo, em algumas doenças como infecções, câncer, diabetes, doenças reumatológicas, doenças neurodegenerativas, déficit nutricional, estresse psicológico e esforço físico de alta intensidade. Maus hábitos como o uso de fumo e álcool também favorecem o desequilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes, favorecendo, e muito, o surgimento do estresse oxidativo.


Visando esclarecer dúvidas e capacitar os profissionais da saúde para o tratamento do estresse oxidativo, a Uniube Uberlândia, por meio do curso de Medicina Integrativa, promoverá o curso que será dividido em duas partes: Redoxômica e Lipidomica; além de todo conteúdo teórico, o curso trará uma abordagem prática com a realização dos testes que mensuram a capacidade antioxidante e o excesso de radicais oxidativos através do DROM e BAP testes.


Sobre o Prof. Dr. Eugenio Luigi Iorio


Iorio é doutor em Ciências Bioquímicas. Graduado em Química Clínica e Bioquímica. Professor no Mestrado Universitário nível II “Medicina Estética e Técnicas de Bem-Estar” da Universidade de Palermo – Itália. Professor no Curso Universitário “NUTRI-KETO” na Universidade de Salerno – Itália. Presidente da Universidade Popular do Estilo de Vida Medicina em Salerno – Itália. Presidente da Sociedade Italiana de Lifestyle Medicine - Palermo, Itália. Presidente da Internacional Observatório do Estresse Oxidativo - Salerno, Itália. Professor e membro do conselho científico da Sannio Tech Consórcio Universitário - Apollosa, Benevento, Itália. Editor chefe da Revista Europeia de Medicina Estética e Dermatologia. Especialista em Redoxômica na BIOS Laboratories SpA - Roma, Itália. Diretor científico de Io & il cibo srls, um provedor de serviços de saúde. Consultor científico para empresas que produzem diagnósticos, dispositivos médicos e nutracêuticos.  


Serviço


Curso Avançado Teórico-Prático Stress Oxidativo: Redoxômica e Lipidomica


Quando: 22 a 24 de março


Horário: 16h30


Onde: Uniube Uberlândia - Avenida Floriano Peixoto, 6495 - Granja Marileusa


Inscrições e maiores informações AQUI.