Extensão: 'Amizade Compatível' promove evento de conscientização sobre a Anemia Falciforme | Acontece na Uniube

Extensão: 'Amizade Compatível' promove evento de conscientização sobre a Anemia Falciforme

21 de março de 19
1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4

Dezenas de pessoas participaram, na última segunda-feira (18), no Campus Aeroporto da Uniube, da mesa-redonda sobre o Dia Estadual da Síndrome da Anemia Falciforme. Evento que teve o intuito de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a doença. A iniciativa foi do programa de extensão “Amizade Compatível - uma doação para a vida”, em parceria com a Associação Regional dos Falcêmicos (ARFA).


A Anemia Falciforme é uma doença hereditária, caracterizada por uma mutação da hemoglobina normal, que se transforma em uma hemoglobina anormal. Os sintomas clínicos incluem, principalmente, crises dolorosas nos ossos e articulações, associadas, geralmente, ao clima, infecções, desidratação e problemas emocionais.


Segundo a coordenadora do projeto, professora Maria Theresa Cerávalo, a maior dificuldade está na falta de conscientização da população e dos profissionais da área de saúde. “Como não é uma doença muito conhecida, os profissionais responsáveis acabam não direcionando o paciente a um tratamento ou atenção adequada”, ressalta.


Para a secretária da ARFA, Adriana Beraldo, que também é falcêmica, a divulgação da doença em eventos como esse é relevante. “Muitas vezes, a sociedade não tem discernimento do que é a doença e não sabe nem que existe. Então, eu acho que a divulgação é importante para que as pessoas tenham esse conhecimento”, disse.


Aos que possuem a doença, Adriana deixa um conselho. “Se cuide, siga as orientações dos hematologistas, vá às consultas médicas, faça todos os exames pedidos para que assim possa ter uma melhor qualidade de vida”, finaliza.