Uniube realiza I Mostra Científica de Ortodontia | Acontece na Uniube

Uniube realiza I Mostra Científica de Ortodontia

20 de março de 19

O curso de especialização em Ortodontia da Universidade de Uberaba (Uniube) promoveu, na última segunda-feira (18), a I Mostra Científica de Ortodontia. O evento teve o objetivo de expor os trabalhos, em formato de painéis científicos, dos profissionais-alunos que concluíram a 9ª e 10ª turma da especialização. As apresentações aconteceram no Campus Centro e reuniram acadêmicos, professores, coordenadores e demais convidados.

Na ocasião, os alunos da pós-graduação explicaram os temas, responderam às perguntas dos tratamentos, como técnicas, tipos de materiais e métodos utilizados para a correção das imperfeições dentárias, esqueléticas ou dentoesqueléticas. “Nós temos trabalhado com algumas ações inovadoras no curso e, entre elas, nós resolvemos transformar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em uma divulgação de nível geral. Eu acho que isso traz uma alegria para o aluno, por ele poder expor o trabalho para a comunidade ao invés de ficar só na sala de aula”, explicou o coordenador do curso, professor Marcelo Souza Gomes.

Ao todo, cerca de 40 alunos participaram da Mostra entre egressos, concluintes e alunos que ainda estão cursando a especialização. “Nós, professores, estamos reparando a satisfação que o aluno tem de mostrar o trabalho científico que ele fez durante o curso”, disse. Segundo Marcelo, a proposta é continuar com a ideia nos próximos anos. “No ano que vem, iremos trazer uma palestra com algum professor de nome nacional ou internacional e, logo após, a apresentação.

A aluna do 10º período da especialização, Maria Letícia de Oliveira Cardoso, expôs um trabalho sobre a utilização dos novos aparelhos ortodônticos que podem ser usados como aparelho e contenção, os chamados alinhadores estéticos. “Eu achei muito interessante essa Mostra. Para nós, alunos, a gente não fica tão nervoso na exposição e também possibilita que as pessoas de fora possam visitar. Quando o TCC é em sala de aula, geralmente, são só os professores que participam.

Já a aluna, Júlia Silva Detoni, do 10º período da Especialização em Ortodontia, fez uma revisão de literatura juntamente com uma pesquisa. “A minha metodologia ainda não obteve resultados, porque estou aguardando respostas de ortodontistas de Minas Gerais. Mas, basicamente, foi uma avaliação da preferência clínica de contenção fixa superior e inferior e retentores termoplásticos superiores e inferiores. Foi feita uma revisão de literatura periodontal dos pacientes, porque, geralmente, quando se usa retentor removível precisa mais da colaboração do paciente e o fixo não. Então, são vários fatores”, disse.

Na opinião da professora, Maria Alice Nassif Rodrigues da Cunha, para se destacar, hoje, no mercado de trabalho concorrido, como na especialidade da Ortodontia, é preciso atualizar-se cada vez mais e procurar manter o nível de excelência. “A quantidade de cursos de especialização oferecidos é enorme. A concorrência, muitas vezes desleal, está cada vez mais próxima e presente. A Uniube conta com uma estrutura diferenciada de ensino e de atendimento aos pacientes. E é, exatamente, esse diferencial, que oferecemos aos alunos e aos pacientes e que expomos por meio da I Mostra Científica de Ortodontia”, finalizou.