No Dia da Anemia Falciforme, Uniube promove evento de conscientização | Acontece na Uniube

No Dia da Anemia Falciforme, Uniube promove evento de conscientização

18 de março de 19
1 / 1

O Dia Estadual da Conscientização da Síndrome da Anemia Falciforme, comemorado em 20 de março, será marcado por uma programação especial hoje, na Universidade de Uberaba (Uniube). O evento está sendo organizado pelo projeto de extensão “Amizade Compatível - uma doação para a vida”, em parceria com a Associação Regional dos Falcêmicos (ARFA).O objetivo é promover um momento de interação entre os coordenadores de cursos da saúde e os pacientes que sofrem da doença. As atividades serão abertas à comunidade e acontecem a partir das 17h30, no Anfiteatro da Biblioteca, no Campus Aeroporto da Uniube.


Na ocasião, será ministrada uma palestra sobre a Anemia Falciforme pela professora doutora Maria Theresa Cerávolo Laguna Abreu. Em seguida, a partir das 18h, uma mesa-redonda irá discutir a abordagem curricular da Anemia Falciforme nos diferentes cursos da saúde: Farmácia, Enfermagem, Psicologia e Medicina. Haverá também uma apresentação da presidente da ARFA, Maria Conceição Rosa Vilela, sobre a realidade dos pacientes falcêmicos no atendimento à saúde.


“É uma reclamação da Associação dos Falcêmicos. Eles são atendidos nas unidades de saúde e os profissionais da área, muitas vezes, desconhecem a doença falciforme. Inclusive, a data do dia 20 de março, Dia Estadual da Anemia Falciforme, é celebrada como forma de homenagear uma pessoa que morreu dessa doença. Esse contexto tem a ver com a falta de informação. Então, nós faremos uma mesa-redonda para discutir o assunto”, explica a coordenadora do projeto de extensão Amizade Compatível, Maria Theresa Cerávolo Laguna Abreu.


A programação completa do evento está disponível no seguinte endereço eletrônico: uniube.br. Basta clicar em cursos presenciais e depois em extensão.


Sobre a doença


A Anemia Falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo.


Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.