Projetos Interdisciplinares das Engenharias movimentam o Campus Marileusa | Acontece na Uniube

Projetos Interdisciplinares das Engenharias movimentam o Campus Marileusa

28 de dezembro de 18

Os alunos do 1º período dos cursos de Engenharia da Uniube, Campus Marileusa, desenvolveram, este mês, projetos de reutilização de paletes de madeira. Os estudantes foram organizados em equipes e apresentaram diferentes sugestões de reaproveitamento dos paletes, resolvendo um possível problema econômico e ambiental. Os trabalhos foram apresentados para a comunidade acadêmica e também familiares.

A iniciativa conciliou diversos conteúdos das disciplinas cursadas ao longo do semestre. Em Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, os alunos definiram o modelo de concepção do projeto a ser desenvolvido. Na Introdução à Engenharia, puderam especificar a hipótese e problematização. Já em Desenho Técnico, desenvolveram as perspectivas das peças, enquanto no Pré-Cálculo e Álgebra Linear puderam calcular materiais, volume e área das peças, bem como propor otimizações aos modelos.

O desenvolvimento dos trabalhos e o resultado final foram um sucesso. “Para nós fica claro a importância do planejamento interdisciplinar na formação básica do estudante de Engenharia, com o emprego de metodologias de ensino que estimulem a prática, a solução de problemas em diversos campos e a criatividade dos nossos alunos. É um caminho sem volta”, destaca o professor de Introdução à Engenharia, Fabrício Pelizer.

Os professores João Batista Alexandre, de Pré-Cálculo, Davi Quintino, de Desenho Técnico, e Cláudia Costa, de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, compartilham da mesma visão. Segundo eles, fica muito mais interessante e estimulante para o aluno aprender e vivenciar conteúdos e desenvolver habilidades.

Para os alunos Eduardo Toledo, de Engenharia de Produção, e Gabriel Lima, de Engenharia de Computação, o projeto proporcionou uma experiência marcante. De acordo com eles, organizar os grupos, conhecer o problema e o material principal, planejar soluções e colocar a mão na massa não foi fácil, mas tudo que aprenderam teve mais sentido quando colocado em prática.