Alunas de Arquitetura da Uniube apresentam projeto de reforma da Igreja São João Batista | Acontece na Uniube

27 de dezembro de 18

As alunas Andressa Soares e Bruna Fraga, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Uberaba (Uniube), apresentaram, nesta quinta-feira (20), o projeto de reforma e ampliação da igreja São João Batista. Na ocasião, estiveram presentes membros da igreja, entre eles, o Padre Wylian Whallison Gonçalves, estudantes e professores. O trabalho faz parte de um projeto de extensão desenvolvido pelo Núcleo de Prática de Engenharia, Informática e Arquitetura (NUPEIA).

Para as alunas, que estão no último período, a experiência foi incrível. “Durante todo o curso a gente fez estágio, mas não tivemos essa oportunidade de ir a campo, de falar com o cliente, de fazer um projeto de verdade. Tudo que a gente fez foi no meio acadêmico. Então, fazer alguma coisa e fazer algo para a população, para nós, foi muito importante”, conta Bruna.

Na opinião do coordenador do NUPEIA, Plauto Riccioppo Filho, o projeto tem grande relevância. “Esse projeto tem importância de várias dimensões. Tem a importância comunitária, pois nós estamos atendendo a necessidade de uma paróquia, tentando melhorar as condições e a arquitetura da igreja. Tem também uma importância muito grande para o aluno, pois, nesse projeto, ele pôde exercer, na prática, aquilo que aprendeu na teoria, em sala de aula”, afirma.

Ainda segundo Plauto, a iniciativa é uma oportunidade única para os alunos. “Não se trata de um projeto comum, é o projeto de uma igreja, que talvez o aluno teria muita dificuldade em ter uma oportunidade como essa. Eles tiveram que pensar tanto na questão estética, quanto na parte funcional e administrativa. Foi bastante interessante para os alunos praticarem aquilo que eles aprenderam no curso”, ressalta.

Para o Padre Wylian, o resultado atendeu as expectativas. “Nós realmente estamos muito felizes com o desenvolvimento dos projetos. Claro que precisamos fazer algumas observações, mas nós temos o que é essencial para a nossa construção. As ideias que vieram, com certeza, foram muito boas e nos atendeu”, afirma.

De acordo com o Padre, o projeto será colocado em prática. “Já gostaríamos de estar fazendo alguma coisa na comunidade, mas nós entendemos o quanto é importante ter um projeto pronto em mãos. Assim que tivermos esse projeto concluído, daremos início a todos os trâmites e aquilo que for necessário para colocá-lo em prática”, conclui.

O NUPEIA

O Núcleo de Prática de Engenharia, Informática e Arquitetura (NUPEIA) tem o objetivo de proporcionar aos alunos dos cursos de Engenharia (Civil, Elétrica, Produção, Química, Computação e Ambiental), Sistemas de Informação, Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores diferentes oportunidades de prática profissional, aproximando a teoria acadêmica da realidade do mundo de trabalho e integrando o ensino e a pesquisa às demandas da sociedade.

A equipe do NUPEIA disponibiliza apoio técnico-pedagógico e estrutura física adequada para a realização de atividades como consultorias, desenvolvimento e acompanhamento de projetos, visitas técnicas a obras e empresas, atividades laboratoriais e de práticas construtivas.