Colaboradores da Uniube participam do Encontro de Gestores de Talentos Humanos do Brasil Central | Acontece na Uniube

Colaboradores da Uniube participam do Encontro de Gestores de Talentos Humanos do Brasil Central

28 de novembro de 18
1 / 5
2 / 5
3 / 5
4 / 5
5 / 5

A Uniube Uberlândia sediou, na última semana, o XXIV Encontro de Gestores de Talentos Humanos do Brasil Central (TH Brasil). O evento é o maior da região central do país e reuniu 12 grandes nomes da área de tecnologia para tratar das perspectivas para o próximo ano.


O Pró-reitor Adjunto da Uniube Uberlândia, Marcos Eduardo Tanner, explica que as organizações, inseridas em um mercado totalmente turbulento e competitivo, estão transformando as estruturas e tornando-se cada vez mais enxutas. “Estão realinhando seus níveis hierárquicos, criando e recriando seus processos internos, revisando suas estruturas físicas e até locais de trabalho para suas equipes, inserindo o horário flexível e outras medidas necessárias para garantir sua participação no mundo dos negócios”, afirma.


Para a supervisora de serviço social da Uniube, Ana Paula de Oliveira, o evento foi oportuno e necessário. Segundo ela, discutir a transformação no mundo do trabalho através da tecnologia direciona os profissionais a um novo olhar na gestão de pessoas. “Quando se fala em inovação, uma das propostas que nos impactam na atualidade é a troca de paradigmas entre o ‘aprender, desaprender e reaprender’, o que nos mostra a necessidade constante de autodesenvolvimento, visão sistêmica e estudo”.


Diante desse cenário, o encontro é de extrema importância para as empresas e seus gestores, principalmente os de RH. “Foi uma ótima oportunidade de adquirir novos conhecimentos e reafirmar a necessidade de o profissional se qualificar, treinar e atualizar continuamente, visando se adaptar às rápidas mudanças que impactam as empresas atualmente. Um case que chamou a minha atenção foi a apresentação da cultura empresarial feita pelo Diretor de RH da Oracle do Brasil, onde a qualidade do ambiente e a valorização do colaborador está diretamente ligada à sua produtividade e sucesso profissional”, compartilha o Analista de RH, André Luís de Oliveira Seabra.


O supervisor de Departamento Pessoal, Cássio Emanuel Duarte de Souza, também destaca a motivação dos palestrantes que atuam como empresários, com a confiança no crescimento econômico do país e a criação de novas oportunidades empresariais e de emprego. “Um ponto importante colocado no debate é a tendência futura de que alguns cargos e empregos desapareçam por conta da modernidade e tecnologia, o que também poderá criar novas oportunidades e áreas de atuação. De forma geral, não há outro caminho senão pela busca constante do conhecimento”.


Ana Paula conclui esclarecendo que as empresas se encontram diante de novos tempos, novas competências e perspectivas, no modo de contratar e liderar as pessoas. “Estamos assumindo o desafio de pensar, motivar, inspirar, encorajar e incluir as pessoas num projeto que valoriza o ser humano. Em síntese, todo esse momento de reflexão foi extremamente relevante para nosso conhecimento, o que nos remete aos ensinamentos de Fernando Pessoa: ‘É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos’”, conclui.