Alunos e colaboradores da Uniube recebem informações e orientações sobre diabetes | Acontece na Uniube

21 de novembro de 18

A “1ª Campanha em Diabetes: educação, prevenção e cuidado”, realizada pelo curso de Farmácia da Universidade de Uberaba (Uniube), na última semana, contou com a participação de centenas de colaboradores e alunos da instituição. Durante todo o dia, acadêmicos e professores do curso esclareceram dúvidas sobre o diabetes e orientaram as pessoas sobre as maneiras de prevenção.

“A gente trabalhou com o grupo diabético e o não diabético. No diabético, a gente avaliou a adesão deles nas atividades de autocuidado, ou seja, no tratamento que eles têm de ter. Se tomam medicamentos, se não tomam. Se fazem atividade física, se não fazem. Como é a alimentação deles, afinal, tudo isso vai refletir no estado, na evolução do diabetes dessa pessoa. No grupo do não diabético, a gente avaliou a probabilidade que eles têm de desenvolver a doença nos próximos 10 anos. Também levando em consideração o estilo de vida que tem”, explicou a professora de Farmácia, Tatiana Pereira.

Ao todo, 21 estudantes do 4º ao 10º período se envolveram na ação durante os três períodos de aulas da universidade. A aluna do 8ª período, Renata Ribeiro Braz,  surpreendeu-se com o interesse dos colaboradores e acadêmicos em entender melhor a doença. “Nós não esperávamos esse público todo. Pela manhã e à tarde, a média de atendimento foi de 100 pessoas.  À noite, ‘bombou’. O pessoal está muito preocupado em relação à alimentação saudável para prevenir ou diminuir o risco de desenvolver diabetes. As pessoas têm muitas dúvidas, principalmente sobre o que é a doença, porque muitos sabem da doença, mas não entendem como ela acontece”, disse.

Para Tatiana, o balanço dessa ação extensionista desenvolvida pelo curso de Farmácia foi positivo. “Foi uma campanha que deu certo. A gente teve uma alta adesão da comunidade acadêmica, tanto alunos quanto funcionários e professores. A comunidade em si se interessa bastante, porque é muito carente em relação ao assunto. A gente já está pensando para o ano que vem, tendo ideias novas, claro, com base no que está acontecendo. O resultado foi satisfatório, então, a gente vai repetir o ano que vem, com certeza”, finalizou Tatiana.