Patrimônio cultural é tema de palestra de professores da EAD-Uniube | Acontece na Uniube

Patrimônio cultural é tema de palestra de professores da EAD-Uniube

22 de novembro de 18

A gestora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em História e Bacharelado em Ciência Política a distância, Ana Cristina Borges, e o professor de História Aldiôney Melo ministraram uma palestra na última semana intitulada: “Patrimônio cultural: identidade, memória e história”. O evento, que aconteceu na Casa da Cultura de Conceição das Alagoas (MG), encerrou o ciclo de ações de educação patrimonial da diretoria de Cultura, Patrimônio Histórico e Turismo da Secretaria Municipal de Educação da cidade.

Estiveram reunidos professores e alunos da rede pública do município. Os docentes da Uniube abriram a palestra com uma dinâmica de expressão ludocriativa, que ressaltou a importância da memória e das identidades, tanto individuais quanto coletivas, como meio de preservação da história e cultura social. A professora Ana Cristina apresentou aos professores e alunos as várias formas de trabalhar a preservação do patrimônio cultural definido como bens de natureza material e imaterial e trouxe exemplos do que configura patrimônio para conscientização e valorização da identidade de um povo.

A diretora de Cultura, Patrimônio Histórico e Turismo de Conceição das Alagoas, Verônica Pereira Oliveira, e a Secretária de Educação, Ana Marcia do Carmo Sousa Tosta, informaram que, a partir de 2019, a disciplina Educação Patrimonial passa a integrar a grade curricular do 6º ano das escolas públicas do município.

Tombamento

A Casa da Cultura de Conceição das Alagoas, datada de 1919, é o primeiro prédio tombado e reconhecido pelo IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico e uma das remanescentes construções da cultura cafeeira do município. Outros três monumentos estão aguardando aprovação de tombamento: Escola Municipal Azalia de Oliveira Naves, Casarão da Rua Antônio Mendonça e a UAITEC (Universidade Aberta e Integrada) de Minas Gerais.